
6 minutos
Um mosaico de variadas culturas, a Espanha vibra com tradições seculares provenientes de suas regiões autônomas. Seja na dança, na música, na gastronomia, arquitetura e até na linguística, o país é uma verdadeira mistura cultural com importância mundial. Por isso, para quem vai visitar ou até mesmo morar, é extremamente importância ter noção dessas variações.

A Espanha e suas variadas línguas
Uma das características mais marcantes a respeito da Espanha é sua variedade linguística. Suas diferentes comunidades autônomas ainda preservam diversos dialetos e fonemas que atribuem ao país uma diversidade idiomática nunca antes vista.
Mesmo que o espanhol seja a língua falada em todo o país, a Espanha preserva uma grande diversidade de idiomas. A Catalunha, por exemplo, ainda preserva o catalão. Na Galícia, o galego, língua irmã do português, ainda existe e abre espaço para um jeito totalmente novo de compreender as duas línguas. E no País Basco, o intrigante euskara ainda é a língua cooficial.

Os sabores contrastantes dos diversos pratos da Espanha
Não é apenas a língua que revela a riqueza cultural da Espanha. A culinária, com suas receitas diversas, mostra que cada região do país tem um prato marcante. Por exemplo, no País Basco e na Galícia, os frutos do mar dominam a gastronomia, enquanto que na Catalunha, as montanhas e o mar abrem espaço para uma saborosa combinação entre carne e frutos do mar. Já na Andaluzia, a influência moura resultou em especiarias únicas, com azeite abundante e o icônico gazpacho.
Você também pode se interessar:
Culinária espanhola: seis pratos incríveis que você precisa provar

De norte a sul, até as festas e celebrações são diferentes
A essência da Espanha também está presente nas festas que agitam o povo todos os anos. A mais controversa e conhecida é La Tomatina, uma celebração que acontece anualmente na cidade de Buñol, província de Valência, onde centenas de foliões vão às ruas simplesmente para atirar tomates uns nos outros.
Ainda em Valência, há o tradicional desfile de fallas, bonecos gigantes feitos de madeira que são queimados ao final do evento. Na Andaluzia, o flamenco é símbolo cultural, enquanto na Pamplona, em Navarra, as pessoas ficam eufóricas com a Corrida de Touros.
Você também pode gostar:
Espanha em festa: conheça algumas das celebrações mais populares do país

A arquitetura como forma de expressão cultural
A arquitetura espanhola também expressa as diferenças culturais entre as diferentes comunidades autônomas do país. Em Barcelona, Gaudí transformou a cidade em um grande museu a céu aberto, com obras em formas orgânicas que remetem à natureza, inspiração primária do arquiteto. Uma de suas obras mais conhecidas é a Sagrada Família, catedral que ainda está em construção.
Em outras regiões, diferentes estilos parecem falar por si só. No País Basco, o Museu Guggenheim de Bilbao traduz toda a modernidade espanhola. No sul, a influência árabe se torna obvia com diversos monumentos preservados, como o de Alhambra, em Granada.
Para além da contemporaneidade e dos mouros, há ainda lugares que preservam a história medieval de uma Espanha distante. É o caso de Castela e Leão, que abrigam Salamanca e Ávila, cidadezihas que parecem ter parado no tempo.
Leia também:
Conheça Barcelona: o que fazer na cidade mais emblemática da Espanha

A sua cidadania europeia começa aqui
Você tem descendência portuguesa ou italiana? Então talvez você tenha direito à cidadania europeia e nem sabe disso.
Mas o que é a cidadania europeia? Um direito concedido a todos que fazem parte de um país-membro da União Europeia. E como conseguir isso? Se tornando cidadão de um desses países.
E se você tem descendência lusa ou italiana, então saiba que pode ter o direito à cidania portuguesa ou italiana, o que aumenta suas possibilidades no mundo.
Quer saber como iniciar sua jornada? Agende uma consulta com um especialista da Pátria Cidadania ou fale com a Pat, nossa assistente virtual.



