
7 minutos
A Espanha parece mágica. Com 17 comunidades autônomas, cada região esconde um pedacinho do país que vai se revelando à medida que desvendamos mais e mais dessa joia ibérica, lar das tapas e das touradas.
E por falar em tapas e touradas, não tem como falar de dois grandes expoentes culturais espanhóis sem mencionar a região que os concebeu: a Andaluzia, uma das 17 comunidades autônomas que formam a Espanha.

Sevilha
Capital da Andaluzia, Sevilha é um verdadeiro caldeirão cultural, fervendo com a tradição de diferentes povos que já estiveram ali. Foi na cidade, em outros tempos, que surgiu o flamenco, uma das maiores expressões da cultura espanhola, proveniente dos árabes.
Sevilha guarda muitos tesouros, riquezas culturais inestimáveis, que tornam a vista de quem a conhece, algo inesquecível. Um deles é o Real Alcázar de Sevilha, considerado o palácio em uso mais antigo da Europa, já que até serve de casa da família real espanhola.
Além disso, a culinária andaluza é outro ponto de destaque em Sevilha, considerada a capital das tapas espanholas, os aperitivos acompanhados de uma boa taça de vinho ou um copo de cerveja. Andando pela cidade, é impossível não perceber como essas guloseimas fazem parte do cotidiano.

Ronda
Já imaginou morar em uma casa à beira de um penhasco? O pensamento pode parecer assustador, não é? A ideia de colocar a cabeça para fora da janela e, de repente, você ver um abismo, parecendo que vai te engolir a qualquer momento. Não é para qualquer um.
Por isso, se você tem sérios problemas de vertigem, esse é um destino que não te recomendamos, afinal de contas, a infame cidade de Ronda fica à beira dos penhascos que formam o cânion do rio Guadalevín.
A cidade, conhecida como o berço da tourada moderna, conta ainda com uma ponte de 120 metros de altura que cruza o Tajo de Ronda, um desfiladeiro por onde passa o Guadalevín. A ponte desempenhou um papel importante no processo de urbanização e expansão da cidade.
Leia também:
Conhecendo as diferenças culturais da Espanha: regiões autônomas e sua cultura
História do flamenco: expressão artística máxima da cultura espanhola
Desvende a Espanha

Córdoba
Conhecida como a cidade das três culturas, Córdoba é um dos destinos mais visitados da Andaluzia junto de Sevilha e Málaga. O apelido não é por menos: a cidade foi de domínio romano, árabe e cristão e é possível ver marcas da influência dos três povos na cidade.
A maior expressão dessa mistura é a Mesquita-Catedral, uma imponente e importante estrutura que é um dos maiores símbolos de Córdoba. A construção do templo começou pelos mouros e continuou após a Reconquista Cristã. O resultado é uma construção que mescla elementos da arquitetura mudéjar, judaica e barroca.

Málaga
Quando se pensa em verão e férias, Málaga instantaneamente vem à mente, mas por quê? A cidade andaluza é porta de entrada para a Costa do Sol, um dos destinos mais badalados da Espanha, com 150 km de litoral mediterrâneo.
Mas não é apenas por ser a entrada para um paraíso de verão que Málaga é conhecida. A cidade abriga um grande porte cultural em diversos pontos turísticos. Um deles é a Alcáçova, uma construção erguida pelos mouros para proteger Málaga e que conta com uma visão privilegiada.

Granada
Um dos destinos mais fascinantes da Espanha, a cidade de Granada fica aos pés da Sierra Nevada e é um importante pólo histórico e cultural nacional. Isso porque a cidade abriga, ainda viva, a história do período da dominação moura na Península Ibérica. Se há um lugar para se estudar a história espanhola, é em Granada.
A cidade conta ainda com um importante atração turística, uma das mais visitadas do mundo: Alhambra, um forte mourisco no topo da colina Sabika. Se caracteriza por sua arquitetura mudéjar, bem como pelos Palácios Narisdas e jardins bem cultivados, que refletem a herança árabe.

O sonho da cidadania italiana começa aqui
Estima-se que mais de 40 milhões de pessoas no Brasil são ítalo-descendentes, com direito à cidadania italiana e talvez nem saibam disso.
O seu sobrenome pode ser a chave para abrir um mundo de novas oportunidades, incluindo as melhores faculdades, livre-circulação pela União Europeia e um passaporte que te permite entrada em mais de 190 países.
Quer saber como dar início no seu processo? Fale com um especialista da Pátria Cidadania.


