
6 minutos
A folia pode vir das formas mais diferentes e criativas imagináveis. Diversos países contam com suas próprias tradições e formas de celebrar seu legado cultural e histórico. No St. Patrick's Day, feriado irlandês comemorado amplamente nos Estados Unidos, se colore o Rio Boston, principal da capital do estado de Massachusetts, da cor verde.
Na Espanha, eles também têm suas próprias celebrações e acredite: elas podem ser completamente loucas. Já imaginou sair por aí jogando tomate nos outros? Mas é tanto que as ruas ficam cobertas pela polpa do fruto. É assim a La Tomatina, maior evento do mundo para quem busca jogar tomate nos outros.

La Tomatina: como surgiu a infame guerra de tomates da Espanha?
O evento tem história, viu? La Tomatina já acontece há mais de 100 anos, ou seja, mais de um século! Existem algumas lendas acerca de sua origem, mas sabemos que a tradição nasceu após a Segunda Guerra Mundial.
Reza a lenda que tudo começou quando alguns jovens, muito bêbados, começaram a arremessar tomates num desfile. Outra diz que, durante uma parada de bonecos gigantes, um participante caiu e, com raiva, começou a atacar tudo que via pela frente. Uma barraca de vegetais próxima se tornou vítima da multidão, que começou a jogar tomates entre si até ser contida pela polícia.
De qualquer forma, a La Tomatina sempre acontece na última quarta-feira de agosto, na pequena cidade de Buñol na província de Valência. Cerca de 20 mil pessoas participam da festividade todos os anos, um número que só passou a ser controlado em 2013, quando a prefeitura começou a tomar conta da organização do evento.

Essa bagunça é organizada
Apesar do caos que a La Tomatina, existe uma série de regras para quem quer participar. Sim, é uma bagunça organizada, a fim de garantir que todos se divirtam com segurança.
Esprema antes de jogar: afinal, um tomate inteiro na cabeça deve ser muito doloroso. Por isso, dê uma amassada, para suavizar o golpe.
Use roupas velhas: vai pela gente, vai ser bem difícil tirar todo o vermelho de suas roupas. Aliás, mais do que difícil, talvez seja uma tarefa impossível. Vá com o que não for usar mais no seu guarda-roupa.
Respeite os avisos de início e fim: um canhão vai avisar quando a farra começa e quando ela termina. Nunca arremesse antes, e pare de lançar quando ele anunciar o término.
Plastifique seus documentos: durante viagem para a Espanha é importante sempre estar com seus documentos, sobretudo se for para Buñol no dia do evento. Uma proteção impede que eles sejam danificados.
Se possível, use óculos de banho: eles podem ser seus maiores aliados na proteção visual.
Não vá de chinelos: você pode perde-los no confronto.
Não arremesse suas camisetas: e nem a dos outros.

A polêmica do evento
Apesar de uma forte tradição histórica, La Tomatina já dividiu opiniões. Para muitos, a bagunça não passa de mero desperdício de alimentos. Mas é importante ressaltar que os tomates utilizados no evento já não servem para consumo, estando muito perto de apodrecer.
Esse ano, La Tomatina comemora seus 80 anos desde sua concepção. Um acidente que entrou para a história da Espanha e se consolidou como uma das tradições mais conhecidas (e loucas) do país, até o Google entrou para a farra: experimente pesquisar pelo evento e então, clique no tomatinho que aparece, pulando.
E haja tomate para servir tanta gente. Cerca de 150 toneladas são usadas, o que equivale a 15 caminhões. Leva duas horas para limpar toda a sujeira que fica depois, com caminhões-pipa trazendo água e utilizando-se sabão biodegradável. Talvez a rapper Doja Cat tenha se inspirado em La Tomatina quando compôs “Paint the Town Red”.
Cidadania italiana é com a Pátria
Se você é descendente de italiano, talvez carregue consigo a chave para um mundo de novas oportunidades: a sua história.
Se você é filho ou neto de italiano, pode solicitar a sua cidadania italiana, que lhe confere não apenas o direito de ser um cidadão integral da Itália, mas também da União Europeia.
Além disso, com a cidadania italiana você tem acesso ao passaporte vermelho, um dos mais fortes do mundo! Com ele, você pode entrar em mais de 190 países sem necessidade de visto, incluindo os Estados Unidos.
Quer saber como começar? Fale já com um especialista da Pátria Cidadania.