
8 minutos
Capital da Catalunha e berço de um dos maiores times de futebol da história, Barcelona é uma cidade enigmática adornada com diversos monumentos históricos e regiões com uma variedade de serviços e atrações para o lazer, tanto de dia quanto de noite.
Com uma presença marcante do arquiteto Antoni Gaudí em diversos pontos da cidade, Barcelona vibra com energia, tradição e história e te convida a conhecer tudo de mais interessante que tem a oferecer. Vamos desvendar algumas dessas atrações.
Sagrada Família
É impossível não conhecer a Sagrada Família. Símbolo de Barcelona e um dos ícones mais populares da Espanha, previu-se que esse monumento levaria cerca de 200 anos para ser concluído. E, de fato, quase chegou perto, mas a pandemia atrasou todo o processo.
A basílica foi projetada por Antoni Gaudí que, como podemos ver, marcou profundamente a arquitetura catalã, com obras como a Sagrada Família, o Parque Güell e a Casa Batlló sendo exemplos transcendentais de seu trabalho e mantendo vivo seu legado.
O Templo Expiatório da Sagrada Família atrai quase 3 milhões de turistas todos os anos e não é por menos: com uma arquitetura que mescla o gótico com o modernismo catalão, a basílica é fascinante por dentro e por fora, sendo tombada como Patrimônio Mundial da UNESCO mesmo antes de sua finalização.

Parque Güell
Seu nome origina-se de Eusebi Güell, um rico empresário apaixonado pelo trabalho de Antoni Gaudí (como não ser?) e que seria seu principal mecenas. Da relação profissional e de admiração do ricaço pela obra de Gaudí, surgiu o Parque Güell, que inicialmente seria um residencial luxuoso.
Inaugurado em 1922, a ideia de transformá-lo em um ambiente apenas para as classes mais abastadas foi deixada de mão, e no lugar surgiu realmente um parque, que hoje é um dos ambientes mais frequentados de Barcelona, tanto por turistas quanto moradores da cidade.
Casa Batlló
De arquitetura única e marca registrada de Antoni Gaudí, a Casa Batlló é uma das maiores obras do artista, que tanto contribuiu para a arquitetura catalã, decorando Barcelona, sua capital, com monumentos imponentes e indistinguíveis.
A Casa Batlló é mais um exemplo do trabalho fascinante de Gaudí. Ao contrário do que muitos pensam, no entanto, a residência não foi construída do zero por suas mãos. Na verdade, a construção foi realizada por Emilio Sala Cortés, professor do famoso arquiteto.
Só em 1904 que Gaudí teve algum envolvimento com o lugar, quando lhe foi solicitado que reformasse a casa, de Josep Batlló Casanovas, que deu a Gaudí total liberdade para que reformasse a casa do seu jeito.
Bairro Gótico
O Bairro Gótico é um dos destinos mais frequentados de Barcelona e não é por menos. Com sua arquitetura medieval, parece que o lugar te leva de volta no tempo em uma viagem até a Idade Média.
No Bairro Gótico se concentram alguns edifícios públicos, como a Prefeitura de Barcelona e o Palau de la Generalitat. Além disso, outros monumentos fascinantes também se encontram aqui, como a Catedral de Barcelona e as igrejas góticas de Santa Maria del Pi e de Sant Just i Pastor.

Las Ramblas
A rua mais famosa de Barcelona, com 1,3 km de extensão. Las Ramblas (ou La Rambla, como também é chamada) liga a Praça da Catalunha, onde está situada a Fonte dos Canaletes (ponto de encontro dos jogadores do Barça) ao Port Vell, ou Porto Velho da cidade.
Em sua extensão, há uma variedade de lojas e restaurantes, sobretudo aqueles com mesas e cadeiras ao ar livre. A Ramblas conta ainda com shows e espetáculos ao vivo, que atraem nossos olhares.
Além disso, a Rambla reúne alguns bairros muito importantes de Barcelona, que podem ser acessados a partir dela e se encontram próximos, como o Bairro Gótico, já mencionado anteriormente, o Born e o Raval.
Camp Nou
Fechado desde 2023 para reformas, ainda sim é importante incluir esse estádio à nossa lista, já que é a casa oficial do Barcelona, um dos maiores times de futebol do mundo, e que conta com um museu com toda a trajetória do clube espanhol.
O Camp Nou é o maior estádio de futebol da Europa, com capacidade para 99 mil pessoas. Com o fim das reformas, que devem ser concluídas até maio de 2026, acredita-se que o lugar poderá abrigar até 105 mil espectadores.
Com cerca de 1,5 bilhão de euros (cerca de R$ 8 bilhões) gastos na reforma, o Camp Nou atualmente se chama Spotify Camp Nou, devido a uma parceria com a plataforma de música, que inclui naming rights.

Barceloneta
Inicialmente uma vila de pescadores, foi somente no século XVIII que a Barceloneta foi urbanizada. Hoje, é um dos pontos mais badalados de Barcelona, com uma extensa faixa de areia que abrange quatro praias, delimitadas por rochas: San Sebastian, Sant Miquel, Praia de Barceloneta e Somorrostro.
La Barceloneta conta com diversas atrações, tanto na orla quanto na praia em si. No calçadão, há diversos quiosques convidativos com as mais diferentes comidas e bebidas, para tornar seu passeio ainda mais perfeito.
Há ainda o Port Vell e o Port Olímpico. O primeiro, Porto Velho em português, é uma área renovada que integra a zona portuária de Barcelona à cidade, com uma gama de serviços essenciais e de qualidade, além da atividade portuária recorrente.
Já o último, Porto Olímpico, é um porto construído para as Olímpiadas de 1992, com diversos barcos para aluguel e, assim como Port Vell, uma variedade de serviços.

Museu Nacional de Arte da Catalunha
O Museu da Catalunha é um lugar importantíssimo para se visitar caso esteja na cidade. Com um vasto acervo, sendo considerado o museu com um dos maiores registros de obras românticas, é um lugar onde você vai encontrar diversas obras, mas sobretudo o trabalho de mestres espanhóis.
De Pablo Picasso a Francisco de Goya, o Museu Nacional de Arte da Catalunha conta ainda com obras de Diego Velázquez, Salvador Dalí, Joan Miró, Antoni Gaudí, Edvard Munch e Ramon Casas. Os horários de funcionamento mudam de acordo com a temporada.
Você sabia?
Com a cidadania italiana, você pode morar, trabalhar e estudar livremente tanto na Itália quanto em qualquer país da União Europeia, incluindo a Espanha! Já pensou viver em Barcelona e desfrutar de todos os serviços que a cidade tem a oferecer, bem como experienciar suas atrações, dentro do seu tempo?
Se você tem descendência italiana, você pode! Seu sobrenome é a chave para um mundo de novas oportunidades, literalmente falando: com o passaporte italiano, você tem entrada garantida em mais de 190 países sem necessidade de visto, incluindo Estados Unidos.
Fale agora com um especialista da Pátria Cidadania e dê entrada no seu processo de cidadania italiana.