
6 minutos
A Itália é um país que preserva sua cultura e história como nenhum outro. Das ruínas do Coliseu à beleza aquática da Fontana di Trevi, com seus subsolos escondendo mistérios e segredos históricos, o país da bota possui uma riqueza que é muito bem cuidada, o que reforça seu status como potência cultural da Europa.
Uma dessas riquezas são as cidades medievais da Toscana. De San Gimignano a Volterra, uma delas já foi até cenário de filme.

San Gimignano
Conhecida como “Manhattan da Idade Média” por suas enormes torres, San Gimignano parece ter ficado perdida no tempo. A cidade era muito próspera antes da Peste Negra ter dizimado quase toda a sua população, o que impactou a economia local de forma significativa.
Originalmente, a comune contava com 76 grandes torres que chegavam aos 50 metros de altura! Poucas ficaram de pé, restando apenas treze, ainda sim, é possível observar toda a imponência dessas estruturas de longe, rasgando o céu.
Locais de interesse:
Piazza della Cisterna
Torre Grossa
Palazzo Comunale e Musei Civici
Parco della Rocca

Siena
Uma cidade romântica no topo de uma colina, Siena parece ter saído de um conto de fadas e não é por menos: muitas das estruturas medievais que compõe a cidade estão muito bem preservadas. Andar pelas ruas da Siena é como viajar no tempo, sendo transportado para um outro período da história...
E não à toa, Siena ainda mantém uma de suas tradições mais antigas: o Palio di Siena, uma competição que para a cidade e a Itália. Trata-se de uma corrida de cavalos onde quase todos os bairros competem. O evento acontece duas vezes ao ano, todos os anos.
Locais de interesse:
Piazza del Campo (onde acontece o Palio di Siena)
Torre del Mangia
Palazzo Pubblico
Catedral de Siena com a Biblioteca Piccolomini em seu interior
Basílica de São Domingos
Leia também:
Palio di Siena: tudo sobre a mais histórica competição da Itália que acontece nesse sábado
Castelmezzano: conheça a joia escondida da Basilicata

Monteriggioni
Quando pensamos na Toscana, nossa mente não vai muito além de Siena e Florença, capital da região. Por isso, Monteriggioni é uma verdadeira surpresa para quem visita a Toscana: a cidade 8 mil habitantes não conta com um grande fluxo de turistas, o que a torna o destino perfeito para conhecer um pouco mais da Itália sem pressa.
Um aspecto que chama atenção em Monteriggioni é sua grande muralha: com 12 torres, a cidade é considerada a menor comune fortificada da região. Ainda sim, Monteriggioni é aquela joia escondida para ninguém colocar defeito.
Locais de interesse:
Muralha de Monteriggioni
Piazza Roma
Museu Arqueológico de Monteriggioni

Volterra
Se você é fã da saga Crepúsculo, esse nome vai lhe soar familiar. Lar dos Volturi, a histórica comune é onde acontece a icônica abertura de Lua Nova, com Bella (Kristen Stewart) correndo as ruas históricas de uma cidadezinha italiana para salvar Edward (Robert Pattinson) dos Volturi, um poderoso clã de vampiros.
Essa cidadezinha é Volterra, que não surpreende apenas por ser um dos destinos da saga, mas por sua rica história: suas origens remontam aos povos etruscos, que batizaram a cidade de Velathri. Em seguida, os romanos mudaram o nome para Volaterrae. Os muros etruscos ainda estão bem preservados.
Locais de interesse:
Ruínas etruscas e romanas
Paredes etruscas
Anfiteatro romano
Piazza dei Priori

A cidadania italiana também é significado de tradição
Hoje no Brasil estima-se que mais de 40 milhões de pessoas sejam descendentes de italianos. Isso lhes confere um mar de novas oportunidades. Com a cidadania italiana, você pode morar em qualquer lugar da União Europeia, trabalhando e estudando legalmente. Além disso, é possível entrar em mais de 190 países sem necessidade de visto.
Nós da Pátria Cidadania cuidamos de toda a burocracia. Nosso processo abrange a pesquisa genealógica, documentação, protocolamento do pedido de reconhecimento na Itália e a solicitação do passaporte. Através da via jurídica, vamos até a última instância para que seu direito seja respeitado.
Fale agora mesmo com um de nossos consultores e inicie sua jornada rumo à cidadania italiana.


