
7 minutos
O Brasil é resultado de uma mistura de culturas e tradições que formaram a nossa identidade nacional. O processo de construção cultural do nosso país é fruto de diversos povos que aqui vieram e transformaram esta terra em seu pedacinho de chão.
A imigração contribuiu significativamente para as transformações que ocorreram na cultura brasileira. Com a chegada de milhares de europeus por aqui ao final do século XIX, fugindo da fome e miséria que afetavam a Europa, trouxeram consigo uma bagagem rica em cultura e sonhos.
O sul do Brasil, principalmente, se caracteriza por uma rica cultura europeia advinda dos imigrantes que vieram ao nosso país e estabeleceram residência na região. Entre todas as cidades sulistas, uma delas se destaca por ser a mais italiana do nosso país: Antônio Prado, no Rio Grande do Sul.

Antônio Prado: joia rara do Rio Grande Sul
Se você acredita que os festivais dedicados à cultura italiana em São Paulo, como a Festa de San Genaro e a da Achiropita, são expressões máximas da Itália em nosso país, espere até conhecer Antônio Prado, cidadezinha pouco isolada no Rio Grande do Sul que conta com uma presença ainda mais forte da cultura mediterrânea.
Isso porque os italianos que chegaram aqui há 150 anos atrás, estabeleceram um povoado na região e mantiveram fortes seus costumes e cultura. Mesmo hoje, a língua falada lá é o “taliano”, uma mistura de português e italiano, algo como o portunhol. Ah, e o italiano é ensinado nas escolas!
O nome da cidade é em homenagem ao Conselheiro Antônio da Silva Prado, que à época era Ministro da Agricultura e dos Estrangeiros (atual Ministério das Relações Exteriores) e foi a principal figura por trás da imigração italiana no Brasil, incentivando a vinda dos italianos para cá. Prado também foi uma das cabeças que elaborou a Lei Áurea.

O que fazer em Antônio Prado: lugares para visitar
Devido à forte cultura italiana que fundou o lugar, Antônio Prado conta com uma arquitetura que remete às cidades italianas, que foram preservadas graças a poucas mudanças ao longo do tempo e a uma cultura que visa preservar a história e hábitos daqueles que fundaram o pequeno município.
Para conhecer mais da história cultural e arquitetônica de Antônio Prado, recomenda-se visitar o centro histórico, que conta com 48 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Outro ponto de interesse é a Praça Garibaldi, praça matriz da cidade, que conta com construções históricas em seu entorno.

Além das construções históricas, Antônio Prado conta com forte presença de atrações religiosas para os mais fervorosos. Uma delas é a gruta natural, que fica em meio à densa área verde da cidade e conta com uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes, além de uma pequena cascata.
Além da gruta, tem também as escadarias da fé, para os mais corajosos e valentes. Ao longo da escada, encontram-se 25 capitéis que reforçam a fé católica do povo local. No topo da escadaria, que liga o centro de Antônio Prado à cidade alta, encontra-se o mirante, outro ponto de interesse para quem visita a cidade mais italiana do país.
Festas de Antônio Prado
Uma das melhores coisas a respeito de Antônio Prado são as festas regionais, que reúnem os moradores e atraem milhares de turistas, que procuram viver um pouco mais da experiência italiana na cidade mais italiana do Brasil.
Uma dessas festas e talvez a mais tradicional delas é a Noite Italiana. Concebida em 1980 pelo CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Antônio Prado), a Noite Italiana é um evento que acontece sempre dois sábados do mês de agosto e que celebra 140 anos da imigração italiana.
Outro evento bastante conhecido é a Fenamassa, um evento gastronômico que acontece a cada dois anos e que busca celebrar as raízes italianas da cidade. Este ano, a festa acontece de novo no mês de novembro.

Onde há um italiano, há Itália
Antônio Prado é mais do que uma cidade, mas uma prova da tradição e cultura italiana mantidas vivas ao longo de mais de um século, graças àqueles que valorizam suas raízes.
Hoje no Brasil, estima-se que entre 30 a 40 milhões de brasileiros são ítalo-descendentes e muitas dessas pessoas podem ter direito à cidadania italiana.
A cidadania italiana é um direito originário respaldado pela Constituição Italiana de 1948 e reafirmado pela Corte Constitucional da Itália, em julgamento histórico.
Quer saber como iniciar sua jornada rumo à cidadania italiana? Agende um horário com um especialista Pátria Cidadania e descubra se seu sobrenome e sua história podem ser a chave para um mundo repleto de novas oportunidades.