
4 minutos
O Consulado da Itália em São Paulo anunciou recentemente uma medida que vai alegrar milhares de ítalo-descendentes: o documento de identidade eletrônico italiano poderá ser solicitado a partir de janeiro de 2026.
A medida foi bastante requisitada por brasileiros, que sempre buscavam uma maneira de tirar o novo documento, que antes não era emitido pelo Consulado em território brasileiro.
Todavia, o Consulado anunciou que a medida ainda está em fase inicial de testes e apenas algumas pessoas poderão solicitar o documento, que é de extrema importância na Itália.

O que é a Carta di Identità Elettronica e para que serve?
O documento oficial da República Italiana é a Carta d’Identità. Equivalente ao nosso RG, ela é o comprovante da cidadania italiana. Com esse documento, você tem acesso a diversos serviços tanto dentro quanto fora da Itália.
A Carta di Identità Elettronica é a versão modernizada desse documento. Com um chip, ela facilita o acesso a inúmeros serviços, dentro e fora do país. A medida deve beneificar milhares de ítalo-descendentes.
Contudo, é importante ressaltar que a CIE não permite o deslocamento entre Brasil e Itália, sendo ainda necessário ter o passaporte em mãos para viagens.
O consulado italiano também reiterou que apenas cidadãos com necessidade efetiva e prática devem agendar a emissão do documento, posto que a medida ainda está em fase piloto e poucas vagas estão sendo ofertadas.

Leia também:
Nova medida do governo italiano facilita imigração de ítalo-descendentes. Entenda
Câmara dos Deputados da Itália aprova mudança no AIRE e na cidadania via consular
Via judicial x via administrativa: por onde solicitar sua cidadania italiana?
A cidadania italiana ainda é possível?
E a resposta é: sim, é possível. Muitos acreditam que a cidadania italiana é um sonho distante ou algo impossível para se realizar após a sanção do Decreto Tajani, que virou lei em maio deste ano. Mas a decisão da Corte Constitucional da Itália, última e máxima instância jurídica italiana deixou claro que ainda há a possibilidade de se obter o reconhecimento através da via judicial.
Nós, da Pátria Cidadania, realizamos o serviço de consultoria jurídica, não apenas protocolando o caso na Itália, mas tratando de outras etapas essenciais ao processo: pesquisa genealógica, documentação, apostilamento e solicitação do passaporte, bem como atualização do AIRE. Ainda vamos até a última instância sem custos advocatícios adicionais.
Quer saber como iniciar sua jornada rumo à cidadania italiana? Agende hoje mesmo uma consulta com um especialista da Pátria Cidadania, ou fale com a Pat, nossa assistente virtual.


