
3 minutos
Como parte de seu projeto de expansão, a Pátria Cidadania fechou mais uma parceria e dessa vez, com um time que carrega na camisa e no sangue o orgulho e a história da Itália: o Juventus-SP.

Fundado em 1924 por operários italianos, o time ficou conhecido como “Moleque Travesso”. O Juventus-SP já ganhou diversos títulos, dentre eles:
Brasileirão Série B (1983)
Campeonato Paulista (1934)
Copa Paulista (2007)
Atualmente, o time adotou o modelo SAF (Sociedade Anônima do Futebol) e a Pátria Cidadania é o primeiro patrocinador máster desde sua adoção. A ideia é profissionalizar o Juventus, focando em governança e estrutura e abrindo caminho para que marcas interessadas no esporte tenham um ativo tradicional do ramo com o qual colaborar.
Apesar de não ter tido valor divulgado, o contrato estipula presença da Pátria Cidadania por pelo menos um ano em ações voltadas ao time, que incluem:
Presença nas camisas do time (jogo e treino)
Backdrops de entrevistas
Placas no estádio
Ativações digitais nas redes e canais do Juventus
Ações presenciais na Rua Javari, onde fica a sede do time
Todo a negociação entre a Pátria Cidadania e o Juventus foi conduzida pela Wolff Sports & Marketing, agência líder em marketing esportivo no Brasil. Para Fábio Wolff, sócio-diretor da agência, o foco da parceria está nos ideais e na relação com a tradição italiana. “A força da marca Juventus, sua tradição e conexão com a colônia italiana são pilares para um plano de patrocínio baseado em storytelling”, disse em entrevista à revista Exame.

Para Vinícius Gama, sócio-fundador da Pátria Cidadania, a parceria é um “casamento perfeito”. “Fazer parte da história do Juventus é resgatar as origens italianas, que é o que fazemos diariamente aqui na Pátria Cidadania”.
Para conferir mais, leia a notícia publicada pela revista Exame, que traz na íntegra a relação entre o time e a empresa de consultoria em cidadania italiana.
Onde há um italiano, há Itália
E é por isso que o Brasil tem uma cultura italiana tão viva. Seja na gastronomia ou no esporte, o nosso país conta uma forte presença da comunidade italiana, que continua a crescer e a manter viva a tradição daqueles que vieram antes.
Hoje, estima-se que cerca de 30 a 40 milhões de brasileiros são descendentes de italianos. E para eles, a cidadania italiana pode ser um plano B: uma rota alternativa ao Brasil, com melhor qualidade de vida e serviços públicos realmente funcionais.
Quer saber como iniciar sua jornada? Agende uma consulta com um especialista da Pátria Cidadania.


