
2 minutos
No Brasil, o Dia do Imigrante é comemorado em 25 de junho. A data comemorativa foi instaurada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e coincide com o fim das comemorações da semana da imigração japonesa.
Diversos povos vieram aqui para recomeçar a vida e realizar sonhos, influenciando fortemente a cultura brasileira em seus mais diversos aspectos, da arte e literatura à culinária e arquitetura. Dentre eles, estão os italianos, que vieram em 1847.
Quando se deu a imigração italiana no Brasil e por quê?
A imigração italiana deu-se início no Brasil em 21 de fevereiro de 1847, quando o navio La Sofia atracou no porto de Vitória, no estado do Espírito Santo, trazendo 386 italianos que chegariam aqui em busca de melhores condições de vida e trabalho. A data é celebrada como Dia da Imigração Italiana.
A imigração italiana no Brasil se deu por conta de problemas socioeconômicos. Após anos de luta para a unificação do país, a Itália passou por uma profunda crise econômica que afetou, sobretudo, a população pobre e trabalhadora do país, que veio para cá em busca de melhores condições.
Como os italianos influenciaram a cultura brasileira?
A vinda dos povos italianos para o Brasil influenciou nossa cultura das mais diversas formas. A culinária é, talvez, uma das maneiras mais marcantes, com a pizza tendo se tornado um prato abrasileirado e a macarronada sendo uma comida tão comum em lares do país, principalmente aos domingos.
Outras formas de influência incluem ainda a música, literatura e arquitetura. Figuras como a arquiteta Lina Bo Bardi, o cantor Adoniran Barbosa e o pintor Candido Portinari impactaram nossa cultura de forma que suas contribuições ainda podem ser vividas e enxergadas em nosso leque cultural até os dias de hoje.
Hoje, quantos italianos existem no Brasil?
Nos dias atuais, estima-se que há entre 20 a 25 milhões de descendentes de italianos vivendo em solo brasileiro. A maioria vive em São Paulo, com diversos bairros carregando fortemente a influência do país, como Mooca, Brás e Belenzinho, onde também se manifesta fortemente a cultura coreana.

O Brasil foi construído em cima dos esforços de diversos povos que trabalharam arduamente para que nosso país tivesse uma cultura tão diversa e abrangente. Os italianos tiveram uma forte presença e influência nesse processo.
Aqui na Pátria Cidadania, não apenas valorizamos a forte contribuição italiana no processo sociocultural do país, como também trabalhamos para que cada vez mais italianos realizem o sonho de serem reconhecidos por sua ancestralidade. E você, sabe quais são suas raízes? A Pátria te ajuda a encontra-las.