
12 minutos
Com esses dias de calor intenso que andam fazendo, tudo o que gostaríamos é de fugir. Uma fuga para a praia, tomar um banho de mar enquanto pega uma corzinha sob a forte luz do sol. Parece até que o calor da primavera é uma introdução ao verão, época em que as crianças saem de férias, os trabalhadores podem contar com folgas mais extensas e a diversão é garantida.
Contudo, o verão já acabou na Europa. Agora, o continente se prepara para o outuno, época de temperaturas baixas, mas não tanto quanto o inverno, onde os casaquinhos começam a desfilar pelas ruas das cidades, as árvores ficam alaranjadas e as folhas começam a cair.
Entretanto, existe um conjunto de seis ilhas na Espanha onde a areia é dourada, a água é de uma tonalidade azul-turquesa, te convidando para entrar nelas, e o sol? Esse brilha mesmo além do verão. Esse arquipélago se chama Ilhas Canárias e você certamente já ouviu falar. Trata-se de um dos destinos mais procurados do mundo.

Afinal, o que são as Ilhas Canárias?
As Ilhas Canárias são um arquipélago que fica de frente para o Marrocos! Mas apesar da proximidade das ilhas com a África, elas pertencem à Espanha e integram a União Europeia, o que significa que pessoas com cidadania europeia podem ter circular livremente, tanto pelas Ilhas Canário quanto pelo país, sem necessidade de visto.
As Ilhas Canárias são constituídas por sete ilhas prinicipais: Tenerife, Gran Canaria, Lanzarote, Fuerteventura, La Palma, La Gomera e El Hierro. As mais visitadas são Gran Canaria e Tenerife, também as mais famosas e desejadas de todo o conjunto.

Tenerife
A maior e mais populosa ilha do arquipélago. Com 2 mil km² e quase 1 milhão de habitantes, Tenerife recebe 7 milhões de visitantes ao ano, sendo a mais visitada das Ilhas Canárias, ficando à frente da Gran Canaria, o segundo destino mais queridinho dos turistas que chegam ao conjunto.
O ponto mais alto em Tenerife é o vulcão Teide, que também é um ponto de interesse comum dos viajantes. Com quase 4 mil metros de altitude, a área vulcânica ainda conta com um parque preservado, de vasta vegetação e classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO.
Santa Cruz de Tenerife é co-capital das Ilhas Canárias, junto de Las Palmas, e conta com um dos carnavais mais celebrados do mundo, atraindo ainda mais pessoas pelas festividades.

Gran Canaria
A ilha mais antiga do arquipélago é um também uma das mais visitadas e conhecidas, Ilhas Canárias. Com 1.560 km², possui uma formação quase que circular. Está situada ao norte da Península Ibérica e noroesta ao continente africano.
Com quase 4 milhões de visitantes por ano, a Gran Canaria é o segundo destino mais procurado do arquipélago, perdendo apenas para Tenerife. E não é por menos: Gran Canaria é um dos lugares mais lindos não só da Espanha, mas do mundo.
Na Gran Canaria, aproveite para visitar o Farol de Maspalomas, de 55 metros de altura e que levou mais de 20 anos para ficar pronto. A primeira vez que a construção se iluminou foi apenas nos anos 1980. Também tire um tempinho para visitar as dunas da ilha, uma verdadeira beleza local.

Lanzarote
A mais oriental das ilhas do arquipélago, Lanzarote tem esse nome por causa do navegador genovês Lancelotto Malocello. O destino é o preferido, inclusive, dos artistas: o cineasta Pedro Almodóvar disse uma vez que parecia que a ilha tinha “propriedades curativas”, onde conseguia simplesmente esquecer de todo o estresse pelo qual passava em Madrid. Inclusive, o cineasta já grava seu novo filme na ilha.
Até mesmo o premiado escritor português José Saramago viu em Lanzarote, um lar. Literalmente. O autor lusitano comprou uma casa na povoação de Tias, onde morou, trabalhou e morreu. Hoje, a casa é um museu aberto à visitação.
Existem outros lugares interessantes para visitar em Lanzarote. Um deles é o Parque Nacional de Timanfaya, com suas montanhas avermelhadas que se assemelham bastante a um deserto. Afinal, o que mais chama atenção em Lanzarote é isso: sua paisagem desértica.

Fuerteventura
Conhecida por suas praias paradisíacas, Fuerteventura está situada a 100 km da costa africana. Por conta disso, o clima tende a ser bem mais quente por lá do que nas outras ilhas do arquipélago. Estima-se cerca de 3 mil horas de sol ao ano nessa ilha. Eita!
Mas não pense que isso espanta os turistas, muito pelo contrário: com sol o ano todo, Fuerteventura é o destino perfeito para quem quer torrar ao sol enquanto se banha nas intocadas praias dessa ilha espanhola. A Praia del Matorral vai fazer você se apaixonar.

La Palma
Apesar de ser conhecida como “La Isla Bonita”, a ilha não possui qualquer relação com Madonna e seu hit de 1986. Mesmo assim, La Palma merece todo os títulos que a coroem por sua beleza natural e diversidade de paisagens. Mas as Ilhas Canárias são isso mesmo: paisagens de tirar o fôlego e fazer qualquer um se apaixonar.
Em La Palma, é de suma importância visitar a Ruta de Los Volcanes, ou rota dos vulcões. Com 22 km de extensão, a trilha dura cerca de 6 a 8 horas! Além disso, se perca na Caldera de Taburiente, um parque nacional que guarda belezas de outro mundo.

La Gomera
Com uma variedade de cenários impressionante, La Gomera possui quase 400 km² de extensão e cerca de 20 mil habitantes. Apesar disso, a ilha é uma verdadeira jóia rara, devido a sua fauna e flora. Um exemplo é seu lagarto gigante, que infelizmente está em risco de extinção.
Um dos aspectos únicos de La Gomera é o silbo gomero, uma forma de se comunicar entre os moradores que consiste num assombio. Essa língua quase secreta é até mesmo classificada como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

El Hierro
Considerada a “ilha com alma”, El Hierro é a menor das sete que constituem o arquipélago das Ilhas Canárias. Com uma área de pouco menos de 300 km² e população de cerca de 10 mil pessoas, El Hierro é a ilha mais ocidental das Canárias, e antes da descoberta da América pelos navegadores, era considerada o “meridiano zero”.
Mas por que El Hierro era considerada o meridiano zero? Isso porque, até meados dos anos 1940, acreditava-se que a ilha era o fim do mundo. Isso mesmo, as pessoas pensavam que não tinha mais nada para ver depois de El Hierro, que já teve vários nomes antes de chegar no atual.
Em El Hierro, aproveite para visitar o Santuário de Nuestra Señora de Los Reyes, em La Frontera, dedicado à padroeira da ilha. Também não perca o Mirante de La Peña, que oferece uma visão maravilhosa do Valle del Golfo.

Voe para as Ilhas Canárias com a cidadania europeia
Sobrenomes como Vieira, Nascimento e Costa, que são de origem portuguesa, ou Bianchi, Rossi e Marusso, que são de origem italiana, podem ser a passagem que te leva à Europa, garantindo a livre circulação por qualquer um dos 27 países que integram a União Europeia.
Já pensou em visitar as Ilhas Canárias e ficar por tempo indeterminado? Isso é possível com a cidadania portuguesa ou italiana, que te dá acesso à cidadania europeia. Você pode até morar em qualquer lugar da União Europeia.
Quer saber como iniciar sua jornada? Fale agora mesmo com um especialista da Pátria Cidadania e saiba como prosseguir.