
6 minutos
Público frenético, arquibancadas lotadas, pessoas assistindo das janelas e varandas de casas e prédios ao redor. Assim é o Palio de Siena, uma das maiores e mais antigas competições da Itália e da Europa. Com quase 400 edições, a corrida acontece duas vezes ao ano, em julho e agosto.
O Palio que acontece no dia 2 de julho é em homenagem à Madonna di Provenzano, uma imagem específica da Virgem Maria que é mantida no Colegiado de Siena e que se acredita possuir propriedades milagrosas. Já o que ocorre em 16 de agosto é em louvor à Nossa Senhora da Assunção, ou Assunção de Nossa Senhora, que é celebrado no calendário católico todo dia 15 do mesmo mês.
As contradas
Ou contrade, em italiano, são os bairros de Siena e que participam do Palio. A cidade tem 17 distritos, cada um com seu próprio brasão, hino e cores. São eles: Aquila, Bruco, Civetta, Chiocciola, Drago, Giraffa, Istrice, Leocorno, Lupa, Nicchio, Oca, Onda, Pantera, Selva, Tartuca, Torre e Valdimontone.
Apesar de existirem 17 contradas, nem todas participam da corrida, sendo dez competidores escolhidos por sorteio. As sete que não participaram de uma corrida, se juntam à próxima, com os outros três sendo escolhidos aleatoriamente.
Outro ponto que vale destacar é que nenhuma das contradas possui um cavalo. Isso mesmo, os jóqueis são escolhidos seu respectivo bairro, mas os cavalos, assim como os distritos que competirão, são sorteados e designados para cada um de forma aleatória. Isso garante que todos consigam competir igualmente.

E como é a corrida?
Os jóqueis não correm usando sela ou estribos, o que significa que acidentes são comuns, incluindo com os equinos. Por isso, ativistas dos direitos dos animais são contra a corrida, justificando o perigo que representa para os cavalos que correm. Desde a década de 90, veterinários locais observam os animais.
Apesar das fortes críticas, o Palio di Siena continua a acontecer a quase 400 anos de forma ininterrupta! Quando é dada a largada, as pessoas param, prestando atenção na corrida que dura apenas 90 segundos, mas que parece uma eternidade. As expectativas são altas e a pressão é forte.
Outro ponto cuiroso sobre o Palio di Siena é que mesmo que o jóquei caia do cavalo, ainda sim a contrada pode vencer a competição se o cavalo designado alcançar a linha de chegada.
O prêmio é um estandarte customizado especificamente para a contrade vencedora, elaborada por um artista diferente a cada ano. A peça pode levar a imagem da Madonna di Provenzano ou de Nossa Senhora da Assunção, dependendo, claro, de quando aconteceu a competição.
O Palio e a paixão
Mesmo que o Palio tenha surgido há séculos atrás, com a primeira corrida datando do século XVII, a paixão do povo italiano pela competição continua tão fervorosa quanto quando começou, sobretudo a dos moradores de Siena. Os habitantes se juntam aos turistas e enchem as ruas da cidade ao redor da Piazza del Campo, principal praça de Siena e onde acontece o torneio.
A praça é gratuita e qualquer um pode ocupar lugar nas arquibancadas que ficam dispostas nas extremidades. O primeiro Palio, o de julho, acontece às 19h30, enquanto o segundo, que acontece agora em agosto, é meia hora mais cedo, às 19h. Contudo, fique ciente de que já no começo da tarde a piazza vai se enchendo, com centenas de pessoas procurando um lugarzinho para assistir ao espetáculo.
Mesmo assim, é possível assistir ao Palio de outros cantos da Piazza del Campo, como nas casas ao redor ou até mesmo nos estabelecimentos. Contudo, esteja ciente de que essa opção sai um pouquinho mais cara, já que lojistas podem cobrar um preço de entrada para ver à competição.
O que antecede o Palio de Siena?
Como qualquer evento importante e muito esperado, o Palio de Siena exige muito preparo, tanto por parte da cidade quanto das contradas e seus jóqueis. Para arrecadar fundos, os bairros realizam diversas festas de rua populares. Além disso, nos dias que se seguem ao Palio, as ruas da praça são preenchidas com areia, argila e tufo, para ficarem bem escorregadias.
Aproveite o Palio di Siena e muito mais atrações italianas com a sua cidadania
Hoje no Brasil estima-se que mais de 40 milhões de pessoas sejam descendentes de italianos. Isso lhes confere um mar de novas oportunidades. Com a cidadania italiana, você pode morar em qualquer lugar da União Europeia, trabalhando e estudando legalmente. Além disso, é possível entrar em mais de 190 países sem necessidade de visto.
Nós da Pátria Cidadania cuidamos de toda a burocracia. Nosso processo abrange a pesquisa genealógica, documentação, protocolamento do pedido de reconhecimento na Itália e a solicitação do passaporte. Através da via jurídica, vamos até a última instância para que seu direito seja respeitado.
Fale agora mesmo com um de nossos consultores e inicie sua jornada rumo à cidadania italiana.