
6 minutos
Não há sombra de dúvidas: a Parmegiana é um prato queridinho dos brasileiros. Seja em casa ou nos restaurantes tradicionais de comida italiana, é quase impossível não se render ao saboroso encontro entre a carne grelhada e o queijo, que parecem derreter na boca em uma explosão de sabores de fazer qualquer um se desmanchar.
Mas engana-se quem pensa que esse delicioso prato surgiu dos italianos. De fato, na Itália eles têm uma versão um tanto quanto diferente da receita tão amada no Brasil, mas a Parmegiana como a conhecemos foi concebida a partir do encontro de imigrantes italianos com uma cultura totalmente nova.

A origem da Parmegiana: da Itália para o mundo
Essa notícia talvez vá te chocar, mas vamos lá: a Parmegiana italiana não é feita com carne, muito menos frango. Lá no país da bota, eles usam berinjelas empanadas ou grelhadas como base da receita, arrumadas em camadas com molho de tomate, manjericão e porções bastante generosas de queijo, podendo ser parmesão ou mussarela. Parece delicioso, não?
Aliás, o nome também é diferente: Melanzane alla Parmigiana, uma receita típica do sul do Itália, sobretudo das regiões de Campânia e Sicília. Mas não se engane: o nome “Parmigiana” não vem da cidade de Parma, na Emília-Romanha, mas sim, do queijo parmesão, que serve como cobertura para o prato.

Você também pode se interessar:
10 doces italianos que você precisa provar
Culinária italiana: a principal especialidade de cada região
Como a Parmegiana conquistou o mundo
Quando milhares de italianos emigraram para as Américas no final do século XIX e começo do XX, trouxeram consigo não apenas uma bagagem cheia de sonhos e esperanças, mas também sua cultura, incluindo a culinária tradicional do país. Contudo, logo perceberam que teriam (e poderiam) que adaptar receitas antigas aos ingredientes encontrados no novo mundo.
Como a carne sempre foi mais abundante por aqui e nos EUA do que na Itália, ao menos àquela época, a Parmegiana mudou sua base: ao invés de berineja, agora usa-se carne. Não sabemos quem teve a brilhante ideia de fazer essa troca, mas seremos eternamente gratos por isso.

A Parmegiana brasileira: símbolo de identidade própria
Se a Parmegiana conquistou outros países, quem dirá o Brasil. Aqui, o prato virou sinônimo de carne empanada, sobretudo bife e frango, coberta geralmente com queijo mussarela derretido e acompanhando arroz e batatas fritas, combinação que se tornou um clássico brasileiro.

Sua história pode ser a chave para um novo mundo
Convenhamos: com as coisas do jeito que estão no Brasil, muitos de nós gostaríamos de morar em outro país. E você sabia que isso é possível com a cidadania italiana?
Mas o que é isso? A cidadania italiana é um direito originário, ou seja, de sangue, a filhos e netos de italianos, podendo garantir a essas pessoas todos os direitos e deveres de um cidadão italiano.
E não para por aí: com a cidadania italiana, você tem acesso a um dos passaportesmais fortes do mundo, que te permite entrada em mais de 190 países sem necessidadede visto, incluindo os Estados Unidos.
E aí, te interessou? Então agende agora uma consulta com um especialista da Pátria Cidadania e descubra quais os próximos passos a serem concluídos.



