
4 minutos
A Itália é conhecida por muitas coisas. Por sua seus pintores e escultores famosos, como Leonardo da Vinci e Michelangelo. Por seus célebres monumentos, como a Torre de Pisa e o Coliseu. Por suas icônicas estrelas de cinema, como Marcello Mastroianni e Monica Vitti.
Mas tem outra característica do país da bota que é inconfundível: a culinária. Os pratos italianos são simples, porém diversos e práticos de forma que conquistaram corações e paladares ao redor do mundo.
A seguir, te mostramos o prato principal de cada uma das 20 regiões do país.
Ao norte da Itália
Lombardia
Risoto à milanesa: a região é creditada pelo surgimento do prato, que é feito com arroz e açafrão, dando a ele um aspecto amarelado por causa do tempero utilizado.
Piemonte
Risoto ao porcino: um cogumelo comumente encontrado na região e muito valorizado na culinária, o porcino (ou porcini, como é conhecida na Itália) acrescenta um gosto diferente ao prato por seu sabor único e raro.
Emília-Romagna
Lasanha à bolonhesa: duas regiões da Itália reivindicam a invenção deste delicioso prato: Campanha e Emília-Romagna. A receita varia um pouco de cada lugar, mas continuamente indescritivelmente saborosa.
Vêneto
Bacalhau à vicentina: apesar de ser um prato comum na páscoa, o bacalhau à vicentina tem suas raízes em Vicenza, sendo a comida símbolo não só da cidade, mas da região. Ao contrário do que se pensa, a receita é feita com stockfish, um tipo de peixe seco.
No centro
Toscana
Bisteca à fiorentina: só pelo nome já sabemos que este prato é oriundo da cidade de Florença. Basicamente, é corte espesso de carne bovina assada numa grelha.
Lácio
Espaguete à carbonara: outro prato italiano muito querido. Caracteriza-se pela sua maciez e cremosidade. Acredita-se que este prato era muito apreciado pelos trabalhadores de carvão italianos (carboni) e se popularizou através dos soldados estadunidenses na Itália, durante a 2ª guerra mundial na Europa.
Úmbria
Torta al testo: marca da região, a torta al testo é feita com um pão que serve de base para a massa da pizza. O testo nada mais é do que a placa de ferro onde a massa é achatada.

E ao sul?
Campânia
Pizza napolitana: apesar da disputa pela criação da lasanha à bolonhesa, não há dúvidas de que a pizza napolitana, mundialmente conhecida, surgiu em Nápoles. A arte de preparação deste prato inconfundível é considerada Patrimônio Imaterial pela UNESCO.
Calábria
Macarrão com sardinha: na Itália, existem diferentes variações de um mesmo prato, com diversas formas de realiza-lo. Vimos isso com a lasanha, que é preparada de formas distintas nas regiões de Campânia e Emília-Romagna. Já na Calábria, o macarrão se destaca por levar sardinhas em seu preparo.
Puglia
Arroz, batata e mexilhões: também conhecido como Tiella Barese, este prato se assemelha à paella espanhola por misturar diversos ingredientes num só prato.
Enquanto nas ilhas…
Sicília
Arancino: essas bolinhas fritas são bastante parecidas com as bolinhas de queijo das festas de aniversário brasileiras. Feitas com arroz frito e recheados com molho de carne picada, essas iguarias são conhecidas como as sobras do risoto, em decorrência dos ingredientes utilizados.
Sardenha
Culurgiones: uma iguaria típica da região, modelada de forma que lembra o ravioli e a guioza chinesa. A massa é comumente recheada com queijo pecorino e batata, e servido com molho de tomate e queijo ralado.
A Pátria e o gostinho italiano
A cozinha italiana é uma das mais famosas e requisitadas do mundo, com diversos pratos sendo reinventados. Mas já imaginou provar não apenas da culinária local, como também da história e de onde e como esses pratos foram concebidos? A Pátria Cidadania está aqui para ajudar mais de 25 milhões de brasileiros com direito à cidadania a conquistarem esse sonho. Fale com um de nossos especialistas.