
8 minutos
Ele voltou, o mais temido. 31 de outubro é celebrado o Dia das Bruxas, e apesar de ser uma data convencionalmente americana, diversos países do mundo, como Brasil e Itália, adotaram as festividades para sua cultura. Afinal, qual o problema em tirar mais um dia para comemorar enquanto nos fantasiamos de ícones do folclore ou simplesmente como nossos personagens prediletos?

Pessoas saem às ruas com uma nova identidade visual: seja um fantasma, um zumbi ou um vampiro, os trajes mais comuns, é certo esbarrar em alguém fantasiado nessa época do ano. Outro costume típico do Halloween é o de assistir filmes de terror. Você com certeza já ouviu falar, ou até mesmo assistiu, aos clássicos estadunidenses, como “Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado” e “Pânico”, mas será que conhece algumas destas obras italianas? Vamos conferir.

Leia também:
Cinema italiano: alguns cineastas que marcaram profundamente a sétima arte
Atores e atrizes italianos que marcaram o cinema mundial
Suspiria (1977)
Uma verdadeira jóia do giallo italiano. Dirigido por Dario Argento, considerado o pai do gênero, Suspiria é o primeiro de uma trilogia que orbita ao redor de três irmãs bruxas que dominam diferentes partes do mundo. Aqui, a trama se passa na Alemanha e acompanha Suzy Bannion (Jessica Harper), uma aspirante à bailarina que se matriculou na academia de dança mais prestigiada de Freiburg.
O problema começa quando uma outra estudante, que aparentemente surtou e fugiu da escola, é encontrada morta em um condomínio não muito longe dali. A partir daí, Suzy se encontra no meio de uma conspiração que poderia ser causada por ninguém menos que um coven de bruxas.
Profondo Rosso (1975) – Prelúdio Para Matar
Outra obra prima de Dario Argento, Profondo Rosso (ou Deep Red, título internacional do filme), é constantemente reverenciado como um de seus melhores trabalhos, e um dos longas mais assustadores já feitos. Se o título lhe cai bem, é algo que deixamos para que nossos leitores e, quem sabe, futuros espectadores decidam. Mas pode ter certeza de que Prelúdio Para Matar não decepciona.
Em Profondo Rosso, Marcus Daly (David Hemmings) é um talentoso pianista de jazz que se vê enrolado numa teia de mistérios após presenciar o assassinato de uma médium. Para ajudar a descobrir quem é o assassino, o músico conta com a ajuda da jornalista Gianna Brezzi (Daria Nicolodi), uma mulher sarcástica e astuta que se torna seu interesse amoroso.
Demons 2 – Eles Voltaram (1986)
Parte de uma franquia horripilante concebida pelo cineasta italiano Lamberto Bava, Demons 2 não é apenas um filme de terror qualquer. Certamente, os efeitos especiais envelheceram e hoje nós temos coisa melhor em matéria de realismo. Mas não se deixe enganar: este longa não só vai te assustar, como vai te deixar com uma enorme sensação de nojo, algo perfeito para o Halloween.
A história começa com a transmissão de um filme de terror que parece refletir os eventos do primeiro filme. Sally (Coralina Cataldi-Tassoni), que está completando 16 anos de idade, entra em estado de fúria ao saber que seu namorado abusivo foi convidado para sua festa. Irritada, ela se tranca em seu quarto e assiste ao filme quando um demônio sai da tela e a possui. Logo, ela começa a transformar outros moradores do prédio em bestas mortais.
Ecologia del Delitto (1971) – Banho de Sangue
Dirigido por Mario Bava, pai de Lamberto, A Bay of Blood, como é conhecido internacionalmente, é famoso não apenas por ser um filme visceral, mas também por sua influência no slasher como gênero, mesmo sendo um típico giallo italiano.
A trama de Ecologia del Delitto vê vários assassinatos acontecendo em uma ilha, todos praticados por pessoas diferentes com variadas motivações. Uma verdadeiro jóia do cinema de terror italiano, Banho de Sangue faz jus ao título.
DellaMorte DellAmore (1994) – Pelo Amor e Pela Morte
Apesar de ser uma produção em língua inglesa, o longa foi dirigido pelo italiano Michele Soavi, que também esteve presente no primeiro Demons, de Lamberto Bava. O longa é baseado na obra de
, famoso jornalista, romancista e autor de histórias em quadrinhos lá na Itália.
A premisa de Cemetery Man, como é conhecido internacionalmente, é um tanto quanto ambiciosa (e maluca) se comparada a dos outros filmes aqui mencionados. O filme mistura terror, erotismo e comédia e gira ao redor da estranha forma de vida de Francesco Dellamorte (Rupert Everett), um coveiro com a missão de matar os mortos vivos quando estes se levantam de suas covas.
Tenebre (1982)
Não teria como encerrar essa lista sem ser de outra forma. Dario Argento é um verdadeiro mestre do terror e seu trabalho vai ser para sempre um dos mais marcantes do cinema italiano, independente do gênero.
Tenebre, um de seus melhores projetos, acompanha uma série de assassinatos que giram ao redor de Peter Neal (Anthony Franciosa), um renomado autor de livros que chega à Itália para promover seu último lançamento. O assassino em série usa a obra do escritor para inspirar seus crimes e agora Neal se vê correndo contra o tempo antes que essa figura misteriosa o alcance.
Cidadania italiana é na Pátria Cidadania
Você tem descendência italiana? Então talvez tenha direito à cidadania italiana e nem saiba disso.
Mas o que é a cidadania italiana? Nada mais do que um direito originário, ou seja, se você é filho de italiano, tem direito ao reconhecimento como cidadão da Itália.
A cidadania italiana conta com uma série de benefícios, como a cidadania europeia, que te permite circular livremente pelo Espaço Schengen, podendo ampliar ainda mais suas oportunidades.
Quer saber como iniciar sua jornada? Agende hoje mesmo uma consulta com um especialista da Pátria Cidadania e saiba quais são os próximos passos.



