
5 minutos
Existe um lugar no mundo onde as casas são aconchegantes e à noite, parece que diversos vagalumes iluminam as ruas. Nas pedras de xisto dos confortáveis imóveis que povoam o lugar, a luz do sol e o brilho da lua refletem, o que lhe confere um aspecto ainda mais fascinante. Entre as casinhas, uma capela se destaca, toda pintada de branco.
Leia também:
Desvende Aveiro: o que fazer na Veneza portuguesa
Pode parecer um exagero, e talvez seja mesmo. Mas não se engane: muito disso é verdade, sim! Isso porque há um vilarejo assim, talvez não com fadas e gnomos, mas com uma magia que você consegue sentir e respirar em cada passo dado no lugar. Esse lugar se chama Piódão, uma pequena aldeia em Portugal.

Piódão: a aldeia mágica de Portugal
Localizada na Serra do Açor, Piódão é diferente dos grandes centros urbanos de Lisboa e Porto. É até mesmo diferente de Sintra, com todos os seus palácios encantados majestosos que atraem milhares de visitantes curiosos todos os anos. Piódão pode não ser agitada, mas vai te surpreender.
Para começar, essa vilazinha é considerada Patrimônio Nacional desde 1978. Isso porque Piódão é uma das vilas históricas de Portugal e existe desde 1676, ou seja: tem muita história! Em suas paredes de xisto e telhados de ardósia que os aldeões buscam proteger, há séculos de existência que presenciou gerações se formando, pessoas nascendo e outras deixando este mundo.

Paredes de xisto e paisagem bucólica
O centro histórico de Piódão conta com a Igreja da Matriz, uma capela branca com detalhes em azul e uma estrela no topo. A construção se destaca do restante das casas escuras e da montanha que a rodeiam. Alias, não é só a igrejinha que remonta à religiosidade local. O apelido da vila é “aldeia presépio”, devido à disposição de suas casas, uma em cima da outra, criando ruas sinuosas e estreitas, mas uma bela vista.

Aliás, não é um exagero dizer que a luz refletida nas paredes de xisto confere à Piódão uma aparência mágica. Considerada Patrimônio Histórico da UNESCO, os raios de sol do fim da tarde fazem as pedras brilharem, e a visão noturna é ainda mais bonita, com as casinhas iluminadas por dentro e as luzes da rua que lhe dão um aspecto indistinguível.

O que fazer em Piódão
Apesar de pequena, a vilazinha portuguesa possui muitas atrações e atividades para quem a visita. Uma delas é a Foz da Égua, localizada a 4 km da aldeia. É possível concluir a trilha em até uma hora.
Outra opção, ainda na vila, é subir as estreitas escadas e conhecer as casinhas de perto. Ainda é possível levar uma miniatura de uma casa de xisto para casa, um souvenir de uma viagem inesquecível.
Com certeza, um lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagens para Piódão é a Igreja da Matriz, que se destaca por suas paredes esbranquiçadas em meio às casinhas de xisto.

Desvende Portugal com a cidadania portuguesa
Já imaginou poder desfrutar de melhor qualidade de vida, com serviços que funcionam de verdade? Isso é possível com a cidadania portuguesa.
Com ela, você conhece Portugal e pode morar, trabalhar e estudar legalmente no país.
Sobrenomes como Oliveira, Moura e Bragança escondem a oportunidade de mudar a vida: a sua e das futuras gerações de sua família.
Quer saber como iniciar seu processo? Agende uma consulta com um especialista da Pátria Cidadania agora mesmo.