
7 minutos
Portugal é um país que impressiona quem o visita pela diversidade de paisagens e cenários. Dos palácios encantados de Sintra ao centro histórico de Lisboa, há tantas coisas para se ver e fazer em terras lusitanas que fica até difícil viajar sem um guia. Afinal, a beleza portuguesa vai muito além dos típicos roteiros encontrados na internet.
Um dos lugares mais belos de Portugal é Aveiro, cidade na costa portuguesa e localizada na região de mesmo nome. Conhecida como Veneza portuguesa devido aos seus canais que transportam barcos para todos os lugares, a cidade é um verdadeiro encanto para quem a conhece.

Passear pelo centro histórico de Aveiro
Com construções históricas e pintura vibrante, o centro de Aveiro é o coração da cidade. Convidativo como parece, o centro abriga diversos serviços e estabelecimentos para quem quer imergir um pouco mais no ambiente urbano de Aveiro.
No centro histórico também é possível encontrar a marca registrada da gastronomia aveirense: os ovos moles do Aveiro, famosa iguaria regional.
Conhecer o Museu do Aveiro
Parte essencial de todo roteiro de viagens é imergir na cultura de um lugar. Por isso, um museu nunca pode ficar de fora quando se trata de visitar Aveiro e conhecer mais sobre sua história e tradição marítima.
Revestido de talha dourada e azulejos portugueses por dentro, o Museu do Aveiro, construído em Art Noveau, é classificado como Monumento Nacional desde 1910. Foi lá que viveu e morreu Santa Joana, filha do rei Afonso V. Seu túmulo é um dos destaques do lugar

Descansar no Parque Infante D. Pedro
Um dos parques mais antigos de Portugal, o Parque Infante D. Pedro, também conhecido como Parque da Macaca, é a maior área verde do Aveiro e é o lugar perfeito para quem quer se divertir e relaxar, buscando mais contato com a natureza em meio à agitação urbana.
Em funcionamento desde meados do século XIX, o Parque D. Pedro conta com extensa área verde que abriga espécies nativas e exóticas, como o azevinho, um tipo de arbusto de planta.
Visitar o colorido bairro de Costa Nova
Não tem como falar de Aveiro sem mencionar um de seus lugares mais bonitos: a Costa Nova, uma charmosa vilazinha a 10 km do centro histórico da cidade. Com uma série de casinhas coloridas, a Costa Nova é o lugar perfeito para um passeio à beira-mar.
Diz-se que as casinhas eram de propriedade de pescadores, que pintaram elas de cores diferentes para que pudessem identifica-las facilmente após retornarem de viagem. Hoje em dia, alguns desses imóveis continuam a ser habitados, enquanto outros foram transformados em estabelecimentos.

Andar de moliceiro pelos canais da cidade
Aveiro é apelidada de Veneza portuguesa e não é por menos. A cidade conta uma rede de canais proveniente da Ria do Aveiro e que cortam a cidade, possibilitando o transporte e o turismo, sendo parte imprescindível de todo e qualquer roteiro de turismo da cidade.
O moliceiro é o veículo que realiza esse transporte. É chamado assim porque era o principal veículo para transportar “moliço”, uma alga usada como fertilizante nas plantações locais. Andar de moliceiro por Aveiro é uma parte fundamental da cultura aveirense.
Conhecer as salinas do Aveiro
As salinas de Aveiro são parte fundamental da cultura e economia local. A extração do sal marinho já vem de práticas seculares que incluem a evaporação da água através do sol e do vento, deixando apenas os cristais de sal no final do processo.
A tradição salineira faz parte do Aveiro tanto quanto os ovos moles e é possível visitar as salinas em visita à cidade, conhecendo mais do modo de produção de um ingrediente que está no cerne da história aveirense.
Seu sobrenome pode mudar o destino das futuras gerações
Ter um sobrenome português pode ser mais do que apenas uma forma de identificação, mas a chave para um mundo de novas oportunidades.
Se você é luso-descendente, pode ter direito à cidadania portuguesa. Com ela, você consegue morar e trabalhar legalmente em Portugal e também em qualquer um dos 27 países da União Europeia.
Quer saber como iniciar seu processo? Agende agora mesmo um horário com um especialista da Pátria Cidadania.



