
7 minutos
Com uma vasta cultura, grande diversidade de paisagens e variedade de biomas, a Espanha continua a atrair milhares de turistas todos os anos, seja quem quer conhecer melhor suas imponentes e icônicas cidades, como Madrid e Barcelona, berço do famoso time de futebol, ou quem queira se perder em suas formidáveis ilhas.
A Espanha conta com dois arquipélagos que encantam e atraem incontáveis turistas todos os anos. As Ilhas Canárias já ganharam um post aqui no blog, e agora, vamos falar um pouco das Ilhas Baleares, outro grande presente natural da Espanha além-mar.

O que são as Ilhas Baleares?
As Ilhas Baleares são um arquipélago e comunidade autônoma da Espanha que ficam no Mar Mediterrâneo, mais especificamente, a 80 km da costa de Valência. Elas se destacam por sua grande diversidade de cenários e paisagens, riqueza histórica e vida noturna.
São quatro as ilhas que compõem o arquipélago: Maiorca, a maior das quatro; Menorca, que é classificada como Reserva da Biosfera pela UNESCO; Ibiza, conhecida por sua vida noturna e Formentera, a menor das quatro.

Leia também:
Ilhas Canárias: a beleza da Espanha além-mar
Cinque Terre: o que fazer no litorial italiano
Maiorca
O nome Maiorca não é por menos. Conhecida em espanhol como Mallorca ou, ainda, Majorca, é a maior ilha do arquipélago, com uma área de quase 4 mil km² de extensão, e quase 778 mil habitantes, sendo a ilha com maior densidade populacional da arquipélago.
Maiorca também conta com uma grande diversidade de cenários e paisagens, o que torna impossível se cansar deste lugar tão facilmente: cadeias montanhosas, baías nas costas norte e sul, vilas medievais e cavernas subterrâneas. Maiorca parece uma combinação de diferentes mundos em um só lugar.
Aliás, das várias belezas naturais que se encontram na ilha, uma é classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO: a Serra de Tramuntana. Com 90 km de comprimento e quase 1,5 mil metros de altura, é um dos pontos mais fascinantes de Maiorca e conta com uma grande diversidade de cenários, de vilas medievais que parecem paradas no tempo à mirantes de tirar o fôlego.

Menorca
Menorca é classificada como Reserva da Biosfera pela UNESCO, pela forma exemplar como a modernidade conseguiu avançar sem causar maiores danos à natureza local. Por isso, a ilha se destaca por sua variada vegetação e pela simbiose entre as pessoas e o meio ambiente, algo raro de ver nos dias atuais.
Mas não é apenas por sua preservação exemplar que Menorca se destaca: a valorização de sua história é notável até para os mais desatentos. Existem mais de 1.500 sítios arqueológicos catalogados só em Menorca, o que a torna um importante reduto histórico e cultural das Ilhas Baleares.

Ibiza
A eterna musa da música eletrônica, Ibiza é um dos destinos no qual pensamos quando se trata de festejar até altas horas da matina, e uma diversão que não tem fim. E de fato, a ilha se caracteriza por sua vibrante e agitada vida noturna, com diversas opções de festas e baladas para nenhum folião colocar defeito.
Mas atenção, hein? Por se tratar de um destino voltado aos grandes poderosos, Ibiza não é nada barato. Se você for visitá-la, se planeje bem financeiramente para não passar constrangimento. Caso você tenha tanto dinheiro que não sabe como gastar, então não se preocupe.

Leia também:
Praias de Portugal: as dez melhores praias portuguesas para aproveitar o litoral lusitano
Formentera
Com 83 km² de extensão, Formentera é a menor das ilhas que compõem as Ilhas Baleares. Também é a menos habitada e conhecida do arquipélago, o que a torna um destino perfeito para fugir da muvuca e agitação dos outros destinos, mais procurados e badalados do conjunto de ilhas.
Formentera é conhecida por seus areais e águas lmpidas, bem como pela prática de esportes aquáticos, como vela e snorkeling. O acesso à ilha se dá por Ibiza, cuja distância é de cerca de uma hora, partindo de ferry.

Cidadania europeia começa aqui, na Pátria Cidadania
Já pensou em poder desfrutar do melhor que a Europa tem a oferecer? Seja as belas praias e ilhas do Mar Mediterrâneo, as belezas naturais do Mar Tirreno ou viver nas agitadas metrópoles europeias, é inegável que uma vida fora do Brasil é o sonho de muitas pessoas.
Agora, você sabia que isso é possível para além do processo de naturalização? Isso mesmo. Se você possui sobrenome português ou italiano talvez tenha direito à cidadania e nem saiba disso.
Quer saber como iniciar sua jornada rumo a uma vida de novas oportunidades? Entre em contato com um especialista da Pátria Cidadania ou fale com a Pat, nossa assistente virtual, e descubra os próximos passos.


