Um ciclista homem, branco, de camiseta azul e bermuda de lycra escura, pedala com um campo de centeio ao fundo.

Dia do Ciclista: por que é celebrado e quais os avanços em ciclovias pelo mundo?

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Geral

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19 de ago. de 2025

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6 minutos

de leitura

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Quando se trata de mobilidade urbana, ainda se discute os melhores meios de se locomover no cenário urbano, promovendo a acessibilidade coletiva e o bem-estar da população. Seja de ônibus, metrô ou trem, é inegável que transporte coletivo é um dos tópicos de maior interesse de quem vive nos grandes centros urbanos.

Nesse cenário, a bicicleta surgiu como uma alternativa aos meios mais utilizados nas grandes cidades. A bike oferece uma série de benefícios ao usuário, como a promoção de exercícios físicos, o que faz bem à saúde, além de ser uma alternativa não poluente. Mas ainda assim, o cenário nas grandes cidades é de medo.

Dia do Ciclista: por que é celebrado nessa data?

No dia 19 de agosto de 2006, uma fatalidade acomete uma jovem vida: a de um ciclista, Pedro Davison. Enquanto pedalava, ele foi atropelado por um motorista bêbado, com sua CNH vencida. Fugindo sem prestar socorro, Pedro infelizmente veio a óbito, mas sua morte se tornou um símbolo para milhares de ciclistas.

Pedro era biólogo e tinha apenas 25 anos quando morreu. O motorista que o matou, o contador Leonardo Luiz da Costa, foi julgado por homicídio doloso, quando há intenção de matar. O acidente ocorreu no Eixão Sul, na altura da Quadra 114, por volta de 21h. No lugar, um monumento foi deixado pelos amigos e familiares de “Pedrinho”, como era conhecido, em sua homenagem: uma bicicleta branca.

A necessidade de mudança no transporte e a importância das ciclovias

Mesmo com a morte de Pedro Davison tendo causado comoção nacional e provocado mudanças significativas no deslocamento por bicicleta, ainda se faz vista grossa para acidentes no trânsito e na falta de manutenção das faixas. Só no estado de São Paulo, houve um aumento de quase 50% em dez anos, segundo o Detran (Departamento de Trânsito).

A capital paulista tem, ainda, mais de 700 km de ciclovia, mas uma grande parte está abandonada, sendo muitas delas um pequeno trecho fino pintado em tinta vermelha, o que não garante nenhuma segurança para que ciclistas trafeguem por elas, sobretudo no trânsito caótico da cidade.

Ciclovias na Europa

A Holanda é considerada a capital mundial da bicicleta. No país, as ciclofaixas chegam a 35 mil km de extensão, o que a torna uma das maiores do mundo. Conectando todo o país, a bike é promovida como principal meio de transporte pelo país. Com 84% da população utilizando a bicicleta como forma de se deslocar, a Holanda é exemplo mundial de ciclismo urbano.

Além da Holanda, há um plano bastante ambicioso de ligar a Europa através de ciclovias. O EuroVelo é um projeto da Rede Europeia de Ciclistas que tem como principal objetivo conectar todo o continente (ou ao menos, os países-membro da União Europeia) por meio de vias exclusivas para ciclistas. Ao todo, mais de 45 mil km já foram construídas e estão em operação. Ao final, estima-se que a EuroVelo contará com 90 mil km de extensão.

Maiores ciclovias do mundo

Ciclovia

Extensão (em KMs)

Al Qudra, Dubai, Emirados Árabes

80 mil

EuroVelo (percorre diversos países europeus)

45 mil

Al Khor, Doha, Catar

38 mil

Holanda (ciclovias que percorrem todo o país)

32 mil

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