
10 minutos
A culinária italiana é uma das expressões mais marcantes da cultura italiana. Diversos pratos conquistaram o mundo, seja em sua forma original ou com adaptações. Não há sombra de dúvidas de que a diáspora italiana popularizou a gastronomia do mediterrâneo nos quatro cantos do planeta.
Por isso, trazemos hoje 22 pratos italianos que vão fazer qualquer um se apaixonar. Segue com a gente.

Pizza napolitana
Um dos pratos mais conhecidos e amados da Itália, a pizza ganhou o mundo, conquistando paladares e barrigas ao redor de todo o planeta. Apesar da pizza não ter surgido na Itália, foi no país da bota que ela ganhou a forma como hoje conhecemos. Foi em nápoles que surgiu a pizza napolitana, a base disso tudo, com sua massa saborosa e elástica, sendo a receita classificada como Patrimônio da UNESCO.
Lasanha à bolonhesa
Outra maravilha da culinária italiana é a lasanha à bolonhesa. Uma verdadeira delícia gastronômica, não é apenas o gato Garfield que a ama, sendo uma das receitas mais populares do mediterrâneo.
Espaguete à carbonara
O espaguete à carbonara é uma receita tradicionalmente romana. Sua preparação leva, claramente, obviamente, além de outros ingredientes como guanciale (bochecha de porco curada), ovos, pecorino romano e pimenta-do-reino preta.
O espaguete à carbonara original não leva creme de leite nem cebola em sua receita, apesar dessas variações serem comuns fora da Itália.

Risoto à milanesa
Feito com açafrão legítimo, o risoto à milanesa é conhecido pela sua coloração, sobretudo por seu amarelo vibrante. Mas não se preocupe: aqui, nada é industrializado ou profundamente processado. A receita ainda leva manteiga e queijo parmesão em seu preparo, o que lhe confere um sabor único. É de comer rezando!

Nhoque de batata
Uma massa feita com batata, farinha de trigo, ovo e sal, o nhoque de batata surgiu na Roma Antiga, quando era feito com queijo ou ovos, apenas. Seu preparo passou a levar batatas quando o tubérculo chegou à Europa trazido da América. Apesar da suspeita inicial que os europeus tinham ao ingrediente vindo do Novo Mundo, logo ele caiu nas graças de todos, incluindo os italianos.
O nhoque é pequeno e possui diveras ranhuras. Não é mera coincidência: isso ajuda o molho a aderir melhor à massa.

Ravioli
O ravioli é uma massa fresca recheada, tradicionalmente feita com massa de ovos, aberta muito fina e cortada em pequenos quadrados ou retângulos que envolvem um recheio variado. O ravioli pode ser servido com manteiga e sálvia, molhos leves ou até com caldo.
Tortellini em caldo
O tortellini in brodo é um prato tradicional da Emília-Romanha, especialmente das cidades de Bolonha e Modena. Consiste em pequenos tortellini de massa fresca recheados, servidos em caldo quente e límpido, geralmente de carne.

Tagliatella al ragù
A Tagliatella al ragù é um prato clássico da Emília-Romanha, especialmente associado à cidade de Bolonha. Consiste em massa fresca de ovos (tagliatelle) servida com um ragù de carne cozido lentamente, encorpado e aromático.
Cacio e Pepe
Um prato romano emblemático, o Cacio e Pepe consiste em macarrão com pecorino romano ralado e pimenta-do-reino com tonnarelli ou espaguete. É um prato típico da região do Lácio.
Ossobuco
Feito a partir do corte transversal do jarrete (ou chambaril) do vitelo e também do boi, o ossobuco é um prato tradicionalmente italiano, originário da região da Lombardia. Sua criação remonta entre os séculos XVIII e XIX, sendo uma parte importante da “culinária camponesa”, onde o aproveitamento integral do animal era uma prática comum.

Polenta
A polenta é um preparo à base de farinha de milho cozida lentamente em água ou caldo até atingir uma textura cremosa ou firme, dependendo do ponto. Ela pode ser servida mole e cremosa, cortada em fatias e grelhada.

Berinjela à parmegiana
Talvez a versão mais conhecida seja o frango à parmegiana. Mas o que poucos sabem é que a adorada receita tão apreciada pelos brasileiros surgiu na Itália com outro ingrediente: a berinjela. Isso mesmo, no país da bota, a fruta é a verdadeira estrela dessa receita.
Leia também:
A origem da Parmegiana: de onde veio o prato tão amado pelos brasileiros

Arancini
Esse saboroso petisco italiano se assemelha muito à nossa coxinha. Seu nome deriva de “arancia” que, no italiano, significa “pequena laranja dourada”, devido ao seu formato.
É um bolinho frito e empanado, recheado com ragù de queijo, carne e outros ingredientes. Pode ser facilmente encontrado na Itália, sobretudo em mercadões. É uma delícia.
Focaccia
A focaccia é um pão achatado, macio por dentro e levemente crocante por fora, preparado com farinha de trigo, água, fermento, azeite de oliva e sal. A focaccia pode ser simples ou enriquecida com ervas, cebola, azeitonas ou tomate. Contudo, o azeite é o condimento principal da receita, e geralmente o mais utilizado.

Bruschetta
A bruschetta é um preparo simples à base de pão grelhado, tradicionalmente esfregado com alho, regado com azeite de oliva extravirgem e, em muitas versões, finalizado com tomate fresco.
Mais do que uma “entrada”, a bruschetta é um gesto culinário: testar o pão novo, celebrar o azeite recém-prensado e compartilhar comida de forma informal.

Sopa de lentilhas
A sopa de lentilhas é um prato antigo, presente em diversas culturas mediterrâneas, mas com forte enraizamento na culinária italiana. Trata-se de uma preparação simples, nutritiva e reconfortante, feita com lentilhas, legumes, azeite de oliva e ervas.

Panzanella
A Panzanella é uma salada tradicional da Toscana (com forte presença também na Úmbria), feita à base de pão amanhecido hidratado e combinado com ingredientes frescos. Sua versão mais conhecida leva pão rústico toscano sem sal, tomate, cebola roxa, manjericão, azeite de oliva e vinagre.
Presunto e melão
Presunto e melão é uma combinação tradicional da culinária italiana que une presunto cru curado com um melão maduro. Servido frio, o prato é simples, elegante e altamente simbólico da cozinha italiana baseada no contraste de sabores.

Mistura frita
A mistura frita, conhecida na Itália como fritto misto, é um preparo tradicional que reúne diferentes ingredientes empanados e fritos, servidos juntos como prato principal, acompanhamento ou antipasto. Pode incluir legumes, carnes, frutos do mar e até ervas e flores comestíveis.

Calzone
Uma especialidade italiana feita com massa de pizza dobrada ao meio, o calzone é um salgado que forma uma espécie de “meia-lua” recheada e assada. O resultado é um preparo que combina a leveza da massa fermentada, o calor concentrado do recheio e um prato que é mais fechado e suculento do que a pizza.

Caponata
A Caponata é um prato tradicional da Sicília, à base de berinjela cozida e combinada com ingredientes que criam um sabor agridoce marcante. Em sua forma mais clássica, leva berinjela, tomate, cebola, azeitonas, alcaparras, vinagre e açúcar. Ela pode ser servida como antepasto, acompanhamento ou até como prato principal leve, especialmente nos meses mais quentes.
Tiramisù
Clássico, elegante e aparentemente simples, ele combina savoiardi (biscoitos tipo champanhe) embebidos em café, um creme à base de mascarpone, ovos e açúcar, finalizado com cacau em pó. O equilíbrio entre amargor, doçura e cremosidade é a marca registrada do doce. O tiramisù é uma das sobremesas mais populares do mundo.
Leia também:
10 doces italianos que você precisa provar

Panna Cotta
Essa deliciosa sobremesa é típica da região de Piemonte. Feita com nata de leite, açúcar e gelatina, ela também pode levar especiarias em sua confecção, como canela ou mesmo frutas vermelhas, o que não apenas lhe confere um sabor único, mas uma aparência indistinguível. Só de ver já dá água na boca.

A cidadania italiana também é significado de tradição
Hoje no Brasil estima-se que mais de 40 milhões de pessoas sejam descendentes de italianos. Isso lhes confere um mar de novas oportunidades. Com a cidadania italiana, você pode morar em qualquer lugar da União Europeia, trabalhando e estudando legalmente. Além disso, é possível entrar em mais de 190 países sem necessidade de visto.
Nós da Pátria Cidadania cuidamos de toda a burocracia. Nosso processo abrange a pesquisa genealógica, documentação, protocolamento do pedido de reconhecimento na Itália e a solicitação do passaporte. Através da via jurídica, vamos até a última instância para que seu direito seja respeitado.
Fale agora mesmo com um de nossos consultores e inicie sua jornada rumo à cidadania italiana.


