
13 minutos
Portugal vai muito além de Lisboa e de Porto. A história lusa já remete há séculos de tradição e cultura, que vive em cada pedra, granito, cada rua e esquina existente em Portugal. Um grande exemplo disso é o conjunto de 12 aldeias históricas que o país possui. Confira cada uma delas.

Almeida
A história desse vilarejo é longa e remonta ao período Paleolítico: o lugar já era habitado desde então! Contudo, a região só foi abençoada com um topônimo durante a dominação moura: al mêda, que significa “à mesa”. O nome pode ser uma clara referência à terra plana sobre a qual Almeida foi erigida.
Durante toda a história de Portugal, Almeida desempenhou um papel importante na luta contra invasores espanhóis e tantos outros combatentes. O único que conseguiu passar de suas muralhas foi Napoleão Bonaparte, o temido conquistador francês. Hoje, Almeida é uma aldeia pacata onde é possível se encontrar com um lado mais pacífico e sereno de Portugal.

Belmonte
Durante o reinado de Afonso V, a terra havia sido doada para Fernão Cabral. O nome soa familiar? Isso é porque o alcaide-mor é pai de Pedro Álvares Cabral, seu terceiro filho e grande navegador português que chegou ao Brasil em 1500, durante excursões para ancorarem nas Índias.
Outra característica marcante de Belmonte é a rica tradição judaica. Durante um período da história em que Portugal era intolerante aos judeus, o rei D. Manuel ordenou que os povos judaicos se submetessem ao cristianismo ou que deixassem o país. Foi ali, em Belmonte, que judeus sefardistas estabeleceram sua religião e praticaram sua fé durante cinco séculos, em segredo.

Castelo Mendo
Sua história remonta à Idade do Bronze, com fortes indícios de que o povo romano já habitou os arredores do que hoje é Castelo Mendo. Assim como outras vilas portuguesas de Riba-Côa, a vila teve papel importante na defesa militar de Portugal, perdendo sua importância após a demarcação das fronteiras portuguesas.
Para além de sua importância na defesa do reino, Castelo Mendo também foi um importante centro comercial urbano devido à proximidade com a fronteira. Mesmo que não seja um dos lugares mais badalados de Portugal, ainda vale a pena a visita caso queira se aprofundar mais na história lusa.

Castelo Novo
É ali, às fragas da Serra da Gardunha, que se encontra a aldeia de Castelo Novo. A origem da vila tem ligação direta com os primórdios da civilização lusa após a Reconquista Cristã. Assim como tantas outras vilas portuguesas, sobretudo as citadas acima, Castelo Novo cresceu nos limites de suas muralhas, com ruas sinuosas e em granito.

Castelo Rodrigo
Datada do século XIII, Castelo Rodrigo é uma das mais proeminentes povoações das 12 aldeias históricas de Portugal. Completamente murada, a vila foi restaurada e atrai historiadores, turistas e curiosos todos os anos. Apenas 60 pessoas moram por essas bandas, mas não pense que a experiência na região será entediante.
É apenas em Castelo Rodrigo que se encontra um dos vinhos mais raros do mundo: o Pinking, que só é produzido por lá. A torre do relógio e as ruínas do antigo castelo são uma boa atração, mas não deixe de experimentar uma taça dessa deliciosa bebida.

Idanha-a-Velha
Essa vilazinha tem uma importante história. Para começar, ela está localizada em uma região central na Antiguidade: a aldeia já foi uma cidade romana chamada Igaedis, capital da civitas Igaeditanorum, com autonomia administrativa. A região havia prosperado graças à agricultura.
Até hoje é possível encontrar vestígios do período romano na aldeia. Outro fator que chama atenção é a Sé-Catedral, uma construção religiosa única em Portugal.

Linhares da Beira
Localizada na Serra da Estrela, Linhares da Beira, ou simplesmente Linhares, é uma imponente vila que domina o Vale do Mondego, com vistas de tirar o fôlego. Há indícios de povoação desde a pré-história e também durante o domínio romano. Como outras aldeias, desempenhou papel importante na defesa do território português.

Marialva
Como um lugar congelado no tempo, em Marialva há um castelo que hoje é só história. A construção, que começou durante o reinado de D. Afonso Henriques e estendeu-se até ao de D. Sancho I é uma das atrações turísticas mais importantes das vilas históricas e o maior símbolo de Marialva.

Monsanto
Eleita em 1938 como a mais portuguesa das aldeias de Portugal, Monsanto está localizada na encosta e no topo de um grande monte. As casas brancas e em granito da vila se camuflam com as grandes rochas presentes na montanha. A vista do topo de Monsanto, onde também se encontra o castelo construído pelos Cavaleiros Templários, é de tirar o fôlego.

Piódão
Talvez uma das mais famosas das doze aldeias, Piódão está localizada na Serra da Estrela, mas chegar lá não é uma tarefa fácil: as estradas íngremes provam que a jornada é sinuosa e deve ser feita com cautela. Mas o resultado vale a pena: uma aldeia de casinhas de xisto e telhados de ardósia, que se assemelha bastante a um presépio, o que lhe rendeu o apelido “aldeia presépio”.
Em Piódão, não há muito o que se fazer, mas é um lugar perfeito para contemplar com calma. Visite as lojinhas e passeie pelas ruas tranquilas, sem precisar lidar com a frenesim do turismo português dos grandes centros.
Leia também:
Piódão: conheça este vilarejo na Serra do Açor, em Portugal
Conheça Guimarães: o que fazer no berço de Portugal

Sortelha
A 760 metros de altura, em um terreno granítico, se encontra Sortelha, uma das 12 aldeias históricas. Sua localização estratégica, próxima à fronteira com a Espanha, fez com que a vila desempenhasse um importante papel em operações militares. Localizada entre a Serra da Estrela e a Reserva Natural da Serra da Malcata, Sortelha é uma verdadeira joia portuguesa que merece a sua visita.

Trancoso
Desempenhando forte e importante papel na história de Portugal e na defesa de suas fronteiras, Trancoso não é uma vila qualquer: foi graças a ela e suas muralhas imponentes que foi possível manter a independência nacional portuguesa. Sua expansão comercial e populacional incentivou D. Dinis a expandir suas muralhas.
Hoje, Trancoso guarda em cada granito, na fachada de cada casinha, a história de tempos medievais que remetem a um período bem diferente da história portuguesa.

Sonha em morar em Portugal?
Hoje no Brasil mais de 5 milhões de pessoas tem descendência portuguesa e direito à cidadania. Você sabe quem é seu ancestral lusitano? Entre em contato com um de nossos especialistas e dê início ao seu processo de cidadania agora mesmo.
Não sabe quem é seu antepassado português? Não tem problema, nosso time de genealogia está aqui para te ajudar a descobrir. Não perca seu tempo e ligue em um de nossos telefones, ou converse com a Pat, nossa atendente virtual.


