
6 minutos
Morar na Itália é o sonho de muitas pessoas, mas para poder conseguir isso, é um longo caminho. Para muitos, a alternativa é conseguir um visto até eventualmente poder solicitar a cidadania por naturalização. Contudo, seu sobrenome e sua história podem te polpar desse empecilho.
Ítalo-descendentes podem solicitar a cidadania italiana. Um direito firmado na Constituição Federal de 1948 e reafirmado pela Corte Constitucional da Itália em julgamento histórico no último mês de julho.
Mesmo sendo um direito, a cidadania europeia traz uma série de vantagens para quem a obtém. A seguir, listamos algumas delas para você ter uma ideia do por que deveria solicitar logo a sua.
Confira também: Cidadania Italiana: Como saber se tenho direito e como conseguir a cidadania?

Cidadania europeia
Com a cidadania italiana, você automaticamente se torna cidadão europeu, o que por si só já lhe garante uma série de direitos, como a livre circulação, que te permite estudar, trabalhar e morar em qualquer um dos 27 países-membros da União Europeia.
Além do direito de ir e vir, também é possível votar para qualquer um dos deputados a ocupar os mais de 700 assentos do Parlamento Europeu, escolhendo facultativamente quem serão seus representantes. Ou se preferir, pode se candidatar e concorrer à eleição, que ocorre a cada cinco anos.
Outro benefício concedido pela cidadania europeia é o de usufruir de serviços públicos de qualquer país, como saúde e transporte público. Ah, e se você tem carro, sua carteira de motorista é válida em qualquer lugar do Espaço Schengen.
Passaporte italiano
Outro benefício da cidadania italiana é o “vermelhinho”. Assim é conhecido o passaporte italiano, um dos mais fortes do mundo! Com ele, você tem acesso a mais de 190 países sem necessidade de visto, incluindo os Estados Unidos.
Universidades acessíveis e de qualidade
Diferente de estrangeiros, que pagam taxas caríssimas para estudar nas melhores faculdades que a Itália tem a oferecer, cidadãos italianos podem pagar até quatro vezes menos, com valores que variam entre €400 e €4000, de acordo com a renda familiar do estudante.

Qualidade de vida
A Itália é um dos países mais ricos do mundo e isso se reflete em seu PIB e PIB per capita que, recentemente, superou o do Reino Unido pela primeira vez em mais de 20 anos. É inegável que os italianos desfrutam de alto padrão de vida, invejável para qualquer um.
Já imaginou desfrutar de um sistema de saúde funcional, boas escolas, mais segurança e dinheiro que rende? Então a Itália é o seu lugar.
Herança cultural
Além da busca por melhores condições de vida, há outro aspecto importante na cidadania italiana: o reconhecimento de sua identidade, como alguém que faz parte da cultura e tradição da Itália. Um vínculo inegável e inquebrável com o país.
A cidadania italiana é sobre pertencer, é sobre ser reconhecido como parte de uma comunidade composta por milhares de pessoas que descendem daqueles que uma vez foram embora em busca de novas oportunidades, mas que nunca esqueceram suas origens.
Maior possibilidade de negócios
Com a cidadania italiana, é possível ir além-mar se tratando de investimentos e negócios. Para começar, a Itália não cobra os impostos abusivos que existem aqui no Brasil. Em segundo, além de uma conta bancária no país da bota, é possível abrir outras nos países da União Europeia.

E a Pátria Cidadania te ajuda a conquistar esse sonho
Com mais de 8 anos de mercado, a Pátria Cidadania já conseguiu realizar o sonho de milhares de italianos, com mais de 10 mil cidadanias reconhecidas conosco.
O nosso processo simplifica a jornada do cliente em cinco etapas dentro de um só: pesquisa genealógica, apostilamento da documentação, envio do caso à Itália, aguardo do veredito e solicitação do passaporte.
Também vamos até a última instância sem custos advocatícios extras. Quer iniciar seu processo de cidadania? Agende um horário com um de nossos consultores!