
5 minutos
O que significa ser um cidadão europeu?
A cidadania italiana confere ao requerente um mar de novas oportunidades. Seja morar, trabalhar ou estudar na Itália, é inegável que o sonho de muitos ítalo-descendentes que almejam voltar à terra de seus ancestrais, é usufruir de uma melhor qualidade de vida.
Mas a cidadania te garante um mundo além das terras italianas. Ser um cidadão italiano legalizado também te torna um cidadão europeu, já que o País da Bota é membro da União Europeia, o maior bloco econômico e político do mundo ocidental.
Mas o que a cidadania europeia me proporciona?
Ser cidadão europeu não é apenas um benefício, mas um direito, que pode ser exercido por qualquer pessoa que seja cidadã de um país-membro da União Europeia. Isso garante uma maior qualidade de vida e de locomoção, visto que um cidadão europeu pode viver, trabalhar e estudar em qualquer país da UE sem necessidade de visto.
Isso significa que se você tem a cidadania italiana, por exemplo, pode morar na França, trabalhar na Espanha e estudar em Portugal. Parece um pouco irrealista devido à distância, mas acredite: dentro da legalidade, isso pode acontecer sem quaisquer entraves para te impedir.
A cidadania europeia confere até mesmo o direito de comprar e vender carros em qualquer país da União Europeia, e sua habilitação de motorista serve para qualquer país do bloco, não tendo que gastar tempo e dinheiro com aulas e documentos para poder emitir uma nova certificação sempre que estiver em outro lugar.

Acesso a serviços públicos e eleições parlamentares
Outro benefício de ser cidadão europeu é poder usufruir dos serviços de qualquer país do bloco europeu. Ou seja, se estiver na Alemanha poderá utilizar o sistema de saúde alemão, que é coberto por todos os cidadãos do país. Contudo, é importante estar atento a como cada um funciona, se é gratuito ou pago.
Além disso, a cidadania europeia garante o direito ao voto para o parlamento europeu, um dos pilares da União Europeia. Mesmo que não seja obrigatório, como ocorre no Brasil, a participação nas eleições é importante, já que os eurodeputados votam leis que são válidas para todos os países, além de tomarem decisões acerca de como o bloco vai operar.
Proteção à perseguição política
Uma das vantagens de ter a cidadania europeia é a possibilidade de pedir proteção política para aqueles que são perseguidos por governos ou órgãos governamentais de seu país de origem. A solicitação pode ser protocolada em qualquer consulado de qualquer país-membro da União Europeia.
A União Europeia
Sendo um bloco econômico e político, a formação da União Europeia teve início após a Segunda Guerra Mundial, quando os países europeus perceberam que não poderiam mais batalhar entre si. Com o objetivo de promover a paz e estabilidade para todos, e reduzir as desigualdades sociais, a União Europeia foi se desenvolvendo ao longo das décadas após sua criação.
Primeiro criou-se a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) composta por apenas seis países: Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França e Itália, conhecidos como “Europa dos Seis”. Logo, Inglaterra, Irlanda, Dinamarca e Grécia também se juntaram ao bloco. Com o fim das ditaduras na península ibérica, foi a vez de Espanha e Portugal entrarem também.
Sua cidadania italiana começa aqui
A cidadania italiana é uma prova do seu vínculo com a Itália e a Europa, te dando um leque de oportunidades de trabalho, moradia e estudo. E nós da Pátria Cidadania tornamos nossa missão te ajudar a ter seu direito reconhecido, cuidando de toda a burocracia para que você não tenha que perder tempo.
Fale com um de nossos especialistas e faça uma consulta genealógica. O primeiro passo é sempre o mais importante.