
7 minutos
Portugal conta com diversos tesouros turísticos a serem explorados, verdadeiras joias lusas de beleza e tranquilidade. Cenários que parecem ter saído de um sonho, areia branca, florestas densas e água turquesa: é o que encanta e faz milhões de turistas se apaixonarem todos os anos.
Um desses tesouros são as ilhas autônomas de Portugal. Com sua extensão e paisagens de tirar o fôlego, Madeira e Açores vão conquistar seu coração e te atrair cada vez mais para essa terra fascinante, que é Portugal.

Madeira
A primeira dessas duas ilhas é a de Madeira, que fica a 1.000 km de Lisboa e 600 km da costa africana. Descoberta em meados de 1.419 pelos portugueses, se tornou a primeira região colonizada e ocupada por eles, desempenhando papel essencial nas Grandes Navegações.
O arquipélago da Madeira é composto por apenas três ilhas: Madeira, Porto e as Ilhas Selvagens, um subarquipélago pertencente à Madeira. É na ilha principal que está a situada a capital madeirense: Funchal, com a sede do governo.
Leia também:
Praias de Portugal: as dez melhores praias portuguesas para aproveitar o litoral lusitano
Ilhas Baleares: desvende o melhor da Espanha além-mar

Uma curiosidade sobre Madeira, e não a respeito do arquipélago, mas da ilha principal, é seu apelido: Jardim Flutuante do Atlântico. Isso devido ao clima subtropical e às vastas florestas que podem ser encontradas ali, sobretudo a Laurissilva, que sobreviveu a 20 milhões de anos e tem história para contar.
A economia de Madeira depende da agricultura, da enologia (o Vinho da Madeira é um dos mais cultuados do mundo) e, sobretudo, do turismo. Com suas vastas paisagens e cidadezinhas de tirar o fôelgo, Madeira é uma verdadeira joia do Oceano Atlântico. E, claro, de Portugal.

Açores
Desempenhando um importante papel para as estratégias das rotas marítmas entre Europa, África e as Américas, o Açores, um dos arquipélagos mais importantes de Portugal, foi descoberto no século XV. Assim como Madeira, é uma Região Autônoma de Portugal, com seu próprio governo.
O arquipélago dos Açores é composto por nove ilhas vulcânicas, distribuidas em três grupos: Oriental (São Miguel e Santa Maria), Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e Ocidental (Flores e Corvo). A ilha de Pico, inclusive, conta com a montanha mais alta de Portugal: o Monte Pico, com exatos 2.351 metros de altitude.
Você também pode gostar:
Ilhas Canárias: a beleza da Espanha além-mar

Em São Miguel, está situada a sede do governo, na cidade de Ponta Delgada, a mais habitada dos Açores. Assim como outras regiões autônomas, como na Espanha, os Açores são têm seu próprio governo, parlamento e eleições. O arquipélago já é reconhecido como independente desde 1976.
A economia dos Açores se baseia na agricultura, pecuária, pesca e enologia, com produção de vinhos sendo realizada na ilha de Pico, onde ficam os vinhedos açorianos. Nos últimos anos, contudo, vêm-se percebendo como o turismo sustentável tem acrescentado à economia local. E não é por menos: as ilhas são bastante rígidas em relação à proteção do meio ambiente.
Com uma variedade de paisagens que inclui crateras vulcânicas, lagoas, montanhas e pastagens verdejantes, Açores é classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Cidadania portuguesa é com a gente!
Você tem um ancestral português? Sabia que talvez essa seja a chave para abrir um mundo de novas oportunidades?
Com a cidadania portuguesa, você pode morar, estudar e trabalhar legalmente em Portugal, sem maiores surpresas. Mas o céu é apenas o limite: você tem livre circulação em qualquer país-membro da União Europeia, expandindo ainda mais suas possibilidades.
Quer saber como dar início ao seu processo? Agende uma consulta com um especialista da Pátria Cidadania, ou fale com a Pat, nossa assistente virtual.



