
6 minutos
Portugal é rico em cultura. O fado, a culinária, a doçaria, a poesia e a arquitetura respiram história de décadas, até séculos. Mas uma das maiores riquezas lusitanas são suas tradicionais festas e eventos populares, que reúnem foliões dos mais variados lugares, tanto de Portugal quanto do mundo.
A seguir, listamos quatro festas populares em um breve resumo sobre cada uma delas.
O São João no Porto
O São João é comemorado em diversos países. No Brasil, os “arraiás” tomam conta do país com quadrilhas e comidas. Em Portugal, diversos lugares também celebram a data que, como aqui, ocorre todo dia 24 de junho. Mas Porto leva a festa a outro patamar, com uma comemoração que dura dois dias.
Ao invés das paçoquinhas e das canjicas que tanto amamos, lá é comum encontrar sardinhas assadas na grelha, que conferem à cidade um aroma... diferente. Os bairros mais tradicionais se enfeitam com bandeirinhas coloridas e há ainda diversas feirinhas de comida que remetem às nossas quermesses.
Além disso, também há uma tradicional queima de fogos a meia-noite do dia 24, digna de réveillon. Milhares de foliões se unem na Ponte D. Luís I para assistir. Os balões de ar também não ficam de fora. Tendo sido proibidos em 2017, foram liberados em 2023.
Carnaval de Podence
Declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o festival acontece todos os anos na comuna de Podence, na província de Bragança e celebra o fim do inverno e a chegada da primavera. É comemorado entre domingo e terça-feira de carnaval.
A característica mais marcante do Entrudo Chocalheiro é a figura "demoníaca" dos Caretos, que nada mais é do que jovens rapazes trajando roupas com franjas coloridas que remetem à bandeira portuguesa, e uma máscara da qual eles acreditam vir tanta energia e disposição. A intenção é perturbar, mas também celebrar a vitalidade da primavera, em oposição à calma e tranquilidade dos meses de inverno.
Outro aspecto do Carnaval de Podence é o casamento fictício, que acontece no domingo, onde são realizados um pequeno “matrimônio” entre homens e mulheres. Para concluir as festividades, há a Queima do Entrudo na terça. A celebração é uma das marcas mais fortes (e coloridas) da cultura lusitana.
Óbidos e seu Mercado Medieval
Mercados e festas que retratem a Idade Média não são incomuns em Portugal. Uma delas, contudo, se destaca: o Mercado Medieval de Óbidos, que é quase como uma viagem no tempo para aqueles que queiram se aprofundar mais numa experiência medieval.
Durante quase duas semanas, a cidade inteira se enfeita e recebe visitantes como uma grande viagem no tempo, com tradições características do período medieval, incluindo duelos entre cavaleiros, com direito à armadura, além de gastronomia. As comidas são geralmente servidas em pratos de cerâmica. Outro destaque importante é a doçaria.

A rara Festa do Povo
É até difícil descrever essa festa porque ela é bastante incomum. E isso não tem nada a ver com a tradição portuguesa, mas é algo do povo da cidade de Campo Maior, quando decide se reunir em algo inesquecível que não acontece sempre, mas apenas quando a vontade da população local fala mais alto.
Quando isso acontece, o resultado dos esforços locais é de encher os olhos. A cidade inteira se transforma em grande campo florido de papel, com flores que preenchem principalmente o centro. A última edição do evento foi em 2015. Isso tornou a Festa do Povo em Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego
Uma grande celebração que ocorre todos os anos em Lamego, atraindo milhares de turistas e fiéis de todos os cantos não apenas para festejar, mas homenagear Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da cidade. As festividades já remontam a 1711.
A Procissão do Triunfo é o ponto forte da celebração, com a imagem de Nossa Senhora dos Remédios sendo carregada por bois. Além do tradicional cortejo, há outros eventos que marcam a celebração, como a Marcha Luminosa e a Batalha das Flores.
A Romaria de Portugal, como também é conhecida, é o principal impulsionador econômico de Lamego e atrai pessoas de todos os lugares de Portugal e do mundo em um evento profundamente ligado à religiosidade e história da cidade.
Sua cidadania portuguesa na palma da mão
As festas portuguesas constituem séculos de história e tradição lusitana que celebram a história e cultura de Portugal, reunindo pessoas em comunhão para celebrar a religiosidade e uma vasta narrativa popular que abrange diferentes hábitos e regiões. Você também carrega esse sangue e tem direito a viver aquilo que te pertence.
Nós da Pátria Cidadania nos comprometemos em facilitar esse procedimento, reunindo diferentes etapas em um só processo. Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas.