
10 minutos
Além de suas belezas naturais e monumentos formidáveis, a Itália é um país que abrange uma série de talentos indescritíveis, como atores que nos encantam com sua encenação, diretores que nos cativam com suas histórias e musicistas que nos emocionam com sua voz.
Andrea Bocelli é o melhor exemplo disso. Italiano nato, o tenor completa hoje 67 anos, com uma carreira musical que já perdura mais de 30 anos! Mas toda história tem um começo e antes de se tornar uma lenda mundial, Bocelli lutou muito para conquistar um espaço na indústria e reconhecimento por sua grandiosa técnica vocal.

O começo de tudo
Andrea nasceu na pequena comuna de Lajatico, na Itália, a 40 km de distância da cidade de Pisa, lar da famosa torre inclinada. Filho de Alessandro e Edi, o cantor já demonstrava enorme afeto pela música desde cedo. Aos 6 anos de idade, Bocelli já havia começado a estudar uma diversidade de instrumentos musicais, incluindo flauta, piano e bateria.
Porém nem tudo foi fácil. O italiano já havia nascido com um problema ocular: o glaucoma. A doença, que é incurável, danifica o nervo óptico. Bocelli, que já tinha a visão prejudicada em decorrência do diagnóstico, ficou permanentemente cego aos 12 anos, quando foi atingido por uma bolada na cabeça enquanto brincava.
O menino ficou inconsolável. Segundo sua mãe, Edi, a música foi a única coisa que confortou o garoto após a perda definitiva da visão. Mesmo assim, Andrea não parou de se dedicar à música e ao domínio de instrumentos musicais. Naquele mesmo ano, o tenor venceu sua primeira competição. Dois anos depois, aos 14, viria a vencer outra.

Mesmo Andrea, duas carreiras distintas
A música sempre foi a maior paixão da vida de Andrea, mas antes de se tornar um consagrado tenor, ele seguiu outro caminho. Em 1970, ele se forma em direito pela Universidade de Pisa e até mesmo chegou a atuar como promotor público. Mesmo assim, ele continuou a se dedicar à música.
As coisas começaram a mudar para Andrea nos anos 90. Depois de anos se apresentando em bares e cafés, surgia a chance de um milhão: quando o artista Zucchero Fornaciari lançou, em 1992, uma audição para encontrar um tenor capacitado para gravar uma demo de “Miserere”, canção que ele havia escrito com Bono, integrante do U2.
O responsável por avaliar os testes foi ninguém menos que Luciano Pavarotti, outro grande tenor italiano. Pavarotti ficou impressionado com a voz de Bocelli e teria implorado Zucchero para deixa-lo gravar a faixa junto dele. Os dois se tornaram grandes amigos e Andrea até mesmo cantou em seu segundo casamento, bem como em seu funeral.
No ano seguinte, em 1993, Bocelli entrou em turnê com Zucchero, o que o deixou ainda mais conhecido. Da relação entre os dois artistas surgiu “Il mare calmo della sera” (ou “O mar calmo da noite”, em português), canção escrita por Fornaciari para Andrea. Foi com ela que o tenor ganhou o Festival Musical de Sanremo, de 1994, se tornando, eventualmente, seu single de estreia.

Uma carreira que já dura mais de 30 anos e um homem que celebra 67
A carreira de Andrea Bocelli não parou mais desde que o tenor se tornou reconhecido nos anos 90. Com uma trajetória que já dura mais de 30 anos, ele já vendeu milhões de discos, além de ter alcançado diversos feitos, como o Classical Brit Awards, além de cinco indicações aos prêmios Grammy.
Andrea já foi casado duas vezes. Seu primeiro casamento foi com Enrica Cenzatti, o qual durou dez anos e deu dois filhos ao casal: Matteo e Amos. O segundo foi com sua agente, Veronica Berti. Os dois se casaram em 2014, dois anos depois do nascimento da primeira filha menina de Bocelli, Virginia. Todos os seus três filhos são envolvidos com música.

Andrea Bocelli é um dos maiores expoentes culturais da Itália. Com sua voz, que vai do Dó sustenido 2 (C#2) a Ré5, o tenor continua a encantar a milhões com seu talento e amor pela música, expresso em suas canções e apresentações ao vivo. Recentemente, Andrea se apresentou novamente no Vaticano, onde dividiu o palco com a cantora colombiana Karol G.
Com uma carreira de sucesso e uma trajetória inspiradora, Andrea Bocelli é um dos maiores tenores vivos e sua voz ressoará por toda a eternidade.
Nós, da Pátria Cidadania, desejamos um feliz aniversário ao mestre da voz.

Mais do que apenas um sonho, um direito constitucional
Já imaginou morar na Itália e poder desfrutar de maior qualidade de vida, com serviços públicos realmente funcionais? Com a cidadania italiana, isso é possível.
Com a cidadania italiana, você consegue morar, trabalhar e estudar legalmente na Itália, podendo também circular livremente entre qualquer um dos 27 países-membros da União Europeia.
Além disso, o passaporte italiano é um dos mais fortes do mundo, te garantindo entrada em mais de 190 países sem necessidade de visto, incluindo Estados Unidos.
Quer saber como iniciar sua jornada rumo a um mundo de novas oportunidades? Agende seu horário com um especialista da Pátria Cidadania agora mesmo.