
6 minutos
A Itália é um país com muitos monumentos históricos, que levaram décadas, talvez até séculos para sua conclusão. Um deles é o Duomo di Milano, ou Catedral de Milão, situada no coração da cidade, que levou cerca de cinco séculos para ser terminada, com a instalação da última porta, em 1965.
Outra imponente construção que levou bastante tempo para ser concluída, passando por ajustes e reformas, é a Torre de Pisa. A torre torta ainda intriga visitantes ao redor do mundo todo, e quem não a visitou, com certeza tem ela inclusa na lista de atrações que gostaria de conhecer.
Mas como se deu a construção da Torre de Pisa?
A construção da Torre de Pisa se deu entre 1173 e 1372, levando dois séculos para ser concluída. A ideia era que a torre armazenasse o sino da catedral, porém sendo construída mais afastada da estrutura principal, o que não era algo comum para a época.
Além da torre e da catedral, há ainda um cemitério e um batistério. Juntas, essas quatro construções formam o Campo dos Milagres. A cidade de Pisa conta não somente com uma torre inclinada que atrai milhares de visitantes todos os anjos, mas um conjunto arquitetônico de tirar o fôlego.
A Torre de Pisa foi construída por ordem da República de Pisa, que era uma importante república marítima.

Afinal de contas, por que a torre é inclinada?
O motivo da torre ser inclinada é a sua fundação: o solo em que ela foi construída, composto por areia, argila e lençol freático raso. Isso significa que o terreno sempre foi muito frágil para o estabelecimento de uma construção desse porte.
Ainda na metade do século XII, engenheiros perceberam a torre se inclinando já na construção de seu 3º andar. Como forma de evitar que ela desabasse, mudaram o ângulo de construção, o que deu a torre um formato que se assemelha ao de uma banana, mas quase imperceptível a olho nu.
A Torre de Pisa não é um cilindro perfeito. Mas o segredo que possibilitou que ela ficasse tanto tempo em pé sem desabar está nos materiais utilizados em sua construção: mármore e pedra calcária. Esses materiais conseguem suportar compressão sem desabarem facilmente, o que permitiu que a torre resistisse aos séculos sem cair. E continua resistindo!

Fechamento para obras e reabertura
Em 1990, a Torre de Pisa chegou muito perto de desabar. Além dos materiais utilizados em sua construção, outro fator ajuda para que o monumento fique no lugar sem cair: seu centro de gravidade, que ainda está dentro da base. Isso permite que a construção se mantenha de pé.
Entretanto, nos anos 90, o centro de gravidade da torre chegou muito perto da lateral, no maior índice de inclinação já registrado: 5,5. Considerado seu ponto crítico, a torre foi então fechada para passar por mais uma série de obras, de forma que a Itália não perdesse esse monumento fascinante.
Os engenheiros retiraram, então, terra de baixo do lado norte da torre (contrário à inclinação), fazendo com que ela “reajustasse” lentamente sua inclinação. Durante o processo de reformas, foram utilizados cabos de aço para segura-la, como uma espécie de cinto de segurança.
Além da retirada de terra de seu subsolo, algo mais contribuiu para sua estabilização: chumbo. Gigantescos blocos do material foram utilizados para dar sustento à torre e mantê-la em seu lugar. Cerca de 600 toneladas foram utilizadas nessa artimanha, que permite à construção se manter em pé por mais 200 anos.

Cidadania italiana é com a gente!
Já pensou em estudar em algumas das melhores universidades europeias? Ou em se aposentar em outro país com o tempo de contribuição daqui? Com a cidadania italiana, você pode!
E mais: é possível morar, estudar e trabalhar em qualquer país da União Europeia, além de ter acesso garantido em mais de 190 países em necessidade de visto, incluindo Estados Unidos.
Parece bom demais, né? Mas é verdade, e a Pátria Cidadania te ajuda a conseguir isso! Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais.