
8 minutos
A Europa contribuiu significativamente para a cultura brasileira. Afinal de contas, o que torna nossa cultura tão rica é a influência de diversos povos em sua formação.
Italianos, portugueses e alemães estiveram muito presentes na construção da identidade de nosso país e até hoje, estão muito presentes em diversos aspectos. Algumas cidades mantêm essas tradições ainda mais vivas, em cada esquina e em cada casinha. A seguir, conheça algumas delas:

Leia também:
Antônio Prado: conheça a cidade mais italiana do Brasil
Cinque Terre: o que fazer no litoral italiano
Holambra, SP
Já imaginou estar numa cidade rodeada de flores? É assim em Holambra, cidade do interior paulista, conhecida por seus vastos campos floridos e pela Expoflora, a maior exposição de plantas e flores da América Latina.
A história da cidade começa em meados de 1948, quando centenas de imigrantes holandeses chegaram ao Brasil. Antigamente, o lugar onde fica situada a cidade se chamava Fazenda Ribeirão. Com a chegada dos estrangeiros, surgiu-se a Cooperativa Agropecuária do Núcleo Holandês Holambra.
O nome da cidade, inclusive, é uma mistura de Holanda, América e Brasil.
O que fazer ou visitar em Holambra, SP:
Expoflora
Moinho Povos Unidos
Lago Vitória Régia e Boulevard Holandês
Campos de flores

Blumenau, SC
Sede da Oktoberfest, Blumenau é a terceira cidade mais populosa de Santa Catarina. Amplamente conhecida por sua rica cultura alemã, Blumenau é um dos destinos mais procurados do estado catarinense.
Localizada na Serra do Itajaí, também conhecida como Vale Europeu, Blumenau conta com uma população local de 360 mil habitantes. A cidade foi fundada ainda no século XIX, pelo químico e farmaceutico alemão Hermann Blumenau, daí vem o nome da cidade que, em alemão, significa “campo das flores”.
O que fazer ou visitar em Blumenau, SC:
Oktoberfest
Vila Germânica
Museu da Cerveja
Museu da Família Colonial
Parque Spitzkopf
Rua XV de Novembro

Antônio Prado, RS
Uma cidadezinha quase isolada no Rio Grande do Sul, Antônio Prado possui fortes laços com a Itália, mantendo viva, mesmo depois de mais de um século, a tradição, cultura e história dos imigrantes que ali chegaram para começar uma nova vida.
A cidade foi batizada com esse nome em ao homenagem ao Conselheiro Antônio da Silva Prado, então Ministro da Agricultura e dos Estrangeiros (atual Ministério das Relações Exteriores). Prado foi a principal figura por trás da imigração italiana no Brasil, incentivando a vinda desse povo à América Latina (sobretudo Brasil).
É reconhecida como "a cidade mais italiana do Brasil" onde se fala, inclusive, o "talianismo": mistura de italiano com português, típico da região.
O que fazer ou visitar em Antônio Prado, RS:
Centro Histórico
Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus
Canyon do Rio das Antas
Casa da Neni (Museu Municipal de Antônio Prado)
Festa da Uva e do Vinho
Festival Italiano

Domingos Martins, ES
Conhecida como a “Suíça capixaba”, Domingos Martins é uma encantadora cidade na serra capixaba, que surpreende por suas montanhas com araucárias e o forte legado cultural deixado pelos povos alemães.
Os primeiros imigrantes alemães viriam a chegar apenas na metade do século XIX, transformando radicalmente o lugar. O nome da cidade é uma homenagem a Domingos José Martins, mártir da Revolução Pernambucana de 1817.
O que fazer ou visitar em Domingos Martins, ES
Parque da Pedra Azul
Centro Histórico de Domingos Martins
Alto Caxixe e Melgaço
Igreja Luterana de Campinho
Sommerfest
Festa da Imigração Alemã
Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular

Gramado, RS
É impossível desconhecer Gramado, um dos destinos mais desejados não apenas do Rio Grande do Sul, como da região sul também. A cidade encantadora, com sua arquitetura europeia e clima frio, atrai milhares de visitantes todos os anos, fazendo um verdadeiro contraste com sua pequena população, de apenas 40 mil habitantes.
Gramado tornou-se município oficialmente em 1954. A formação cultural da cidade se deve aos povos alemães, italianos e portugueses. Uma verdadeira mistura europeia no Brasil.
Rua Coberta
Lago Negro
Mini Mundo
Snowland
Igreja Matriz São Pedro
Aldeia do Papai Noel
Museu de Cera Dreamland
Natal Luz
Festival de Cinema de Gramado

Campos do Jordão, SP
Considerada a cidade mais alta do país e não é por menos: localizada na Serra da Mantiqueira, no interior paulista, a cidade está situada a mais de 1.600 metros de altitude. Por isso, é também a cidade serrana mais procurada do Brasil.
Campos do Jordão conta com uma pequena população local de 50 mil habitantes, mas mesmo assim, atrai milhares de visitantes todos os anos, que a procuram por seu clima montanhoso e arquitetura europeia, o que lhe rendeu o apelido de “Suíça Brasileira”.
O que fazer ou visitar em Campos do Jordão, SP:
Parque Estadual de Campos do Jordão
Morro do Elefante
Ducha de Prata
Palácio Boa Vista
Museu Felícia Leirner
Auditório Cláudio Santoro
Fábricas de chocolate e cervejarias artesanais

Pomerode, SC
Tida como a “cidade mais alemã do Brasil”, Pomerode mantém viva a memória e tradição dos povos imigrantes que vieram da região da Pomerânia, hoje pertencente tanto à Alemanha quanto à Polônia.
Com apenas 35 mil habitantes, a cidade também se localiza no Vale Europeu, estando a somente 30 km de Blumenau. Devido ao isolamento do vale proporcionado pelas montanhas, foi possível que os imigrantes pomeranos e seus descendentes mantivessem viva a cultura de sua terra natal.
O que fazer ou visitar em Pomerode:
Portal Turístico Sul
Zoológico de Pomerode
Vila Encantada
Rota Enxaimel
Museu Pomerano

Sua cidadania europeia está esperando por você
Um sobrenome pode ser a chave que abre a porta para um mundo de novas oportunidades.
Se você tem sobrenome português ou italiano, talvez tenha o direito de ser reconhecido como cidadão de um desses dois países e nem soubesse disso.
Com esse reconhecimento, você também pode se tornar cidadão europeu, podendo circular livremente por qualquer lugar do Espaço Schengen.
Quer saber como iniciar seu processo? É só agendar uma consulta com um de nossos especialistas ou converse com a Pat, nossa assistente virtual.



