
4 minutos
Uma novidade pode facilitar a vida de milhares de estrangeiros em viagem ao exterior. Agora, é possível realizar pagamento através do Pix em estabelecimentos estrangeiros, facilitando transações monetárias fora do país.
O Pix é um sistema de pagamento criado pelo Banco Central do Brasil e lançado oficialmente em território nacional em 2020. Hoje, mais de 70% dos brasileiros aderem ao uso devido a sua praticidade. Basta ter uma chave, que pode ser número de celular, de identidade ou e-mail, ou um QR code, e o dinheiro cai na hora.

Essa praticidade agora ganhou impulso em outros países, onde é possível realizar pagamentos instantâneos no PIX graças à atuação de fintechs no exterior, como a PagBrasil.
Leia também:
Carta di Identità Elettronica: Consulado da Itália em São Paulo passa a emitir documento em janeiro de 2026
Nova medida do governo italiano facilita imigração de ítalo-descendentes. Entenda
No Panamá e no Paraguai, por exemplo, a transferência via Pix já é uma realidade, com diversas lojas aceitando e até incentivando a prática. Em entrevista à Agência Brasil, a dentista Tuanny Monteiro Noronha relata como a presença do Pix no Paraguai é bastante expressiva.
“Lá, eu já sabia que a presença do PIX estava difundida porque fui com o objetivo de realizar compras, mas a presença é quase total mesmo, mais de 90% das lojas”.

Contudo, é importante ressaltar que o Pix não pode ser feito diretamente para contas bancárias no exterior. Então, como o pagamento é realizado? Simples: tanto quem paga quanto quem recebe deve ter conta em instituições participantes do Pix no Brasil, ou um intermediário Efx, que são facilitadoras de pagamentos internacionais.
Dessa forma, a pessoa paga em real, mas o valor é convertido para qualquer câmbio, como euro ou dólar, por exemplo. Para quem quer viajar, essa é uma ótima forma de gastar sem maiores preocupações ou dores de cabeça.
Sua cidadania italiana começa aqui
A cidadania italiana é uma prova do seu vínculo com a Itália e a Europa, te dando um leque de oportunidades de trabalho, moradia e estudo. E nós da Pátria Cidadania tornamos nossa missão te ajudar a ter seu direito reconhecido, cuidando de toda a burocracia para que você não tenha que perder tempo.
Fale com um de nossos especialistas e faça uma consulta genealógica. O primeiro passo é sempre o mais importante.



