
8 minutos
A Itália é um país que abriga uma série de lugares fascinantes e paisagens de tirar o fôlego. Tentar conhecer esses lugares parece ser um verdadeiro desafio, seja pelo tempo, pela quantidade de coisas que dá para fazermos ou pelo número de lugares que queremos conhecer.
Com certeza, um desses lugares é a Riviera Italiana. Situada ao norte da Itália, na região da Ligúria, a Riviera Italiana é uma das belezas naturais do país da bota, misturando urbanismo com natureza em uma perfeita simbiose, que agrada tanto turistas quanto moradores.
Preparamos uma lista com as principais cidades desse roteiro turístico imperdível. De Gênova a Ventimiglia, desvende a Riviera Italiana conosco.

Gênova
Berço de Cristóvão Colombo, um grande explorador italiano que foi o responsável pelo descobrimento do continente americano, Gênova é a capital da Ligúria, região ao norte da Itália, e possui uma grande tradição marítima que já data de muitos séculos.
Por esse motivo, não dá para visitar a cidade sem conhecer seu porto, que conta, inclusive, com show de barcos. Mas para além das apresentações, o porto de Gênova é um lugar rico em história, que outrora servia como principal ponto do comércio italiano e estrangeiro. Hoje, é apropriado para passeios.
Além do Porto Antigo, Gênova conta com um centro histórico de tirar o fôlego, tanto de visitantes quanto de moradores. Mergulhe ainda mais na história da cidade visitando prédios seculares e edifícios que ainda exalam décadas de tradição.

Portofino
Considerado um dos cartões postais da Ligúria, Portofino é um dos destinos mais procurados da Itália. Localizadana província de Gênova, a comuna é uma vila piscatória às margens do Golfo do Tigullio, um dos mais importantes do país e que fica bem no coração da Riviera Italiana.
Apesar de sua popularidade, a pequena vila, de cerca de 2,5 km² territoriais, conta com uma população menor ainda: pouco mais de 500 pessoas. A baixa densidade populacional faz com que Portofino, que em outrora fosse o destino favorito dos aristocratas italianos, se tornasse um destino atrativo por oferecer lazer longe da bagunça de uma metrópole.
Em Portofino, não deixe de conhecer a Piazza Martiri dell’Olivetta, uma praça rodeada de casas coloridas e bem de frente para o porto local. Além da praça, Portofino conta com boas opções de lugares para comer e beber, como a Taverna del Marinaio e a Trattoria Tripoli.
Outro lugar interessante para se visitar na comuna é a Igreja de San Giorgio, uma capela amarela no topo de um morro que dá vista para toda a cidade. Falando em vista, não deixe de conhecer o Castello Brown, que proporciona a melhor visão de Portofino.

Cinque Terre
Não tem como falar da Riviera Italiana sem mencionar Cinque Terre. Em português, se traduz para “cinco terras” e é, de fato, uma alusão às cinco vilas que constituem esse conjunto colorido e chamativo na costa da Ligúria: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare.
Essas cinco vilas contam com casinhas coloridas, paisagem bucólica e, claro, vista e acesso para o mar. Exceto Corniglia: das cinco povoações que constituem as cinco terras, ela é a que se encontra numa área mais montanhosa da região.
Ainda sim, Cinque Terre é a certeza de diversão à beira-mar, com praias perfeitas para um banho de sol e um bom mergulho, daquele que parece que vamos renovar nossas energias. Não é exagero Cinque Terre ser Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Sanremo
Essa cidade charmosa fica na chamada Riviera dei Fiori, um dos lugares mais belos da Itália, conhecido por suas paisagens naturais exuberantes. E de fato, Sanremo é de tirar o fôlego. Com uma área de 55 km² e uma população na faixa dos 50 mil habitantes, o destino é imperdível para qualquer um em visita pela Riviera Francesa.
A cidade conta com muitas atrações. A mais famosa, talvez, seja seu festival musical: o Festival de Sanremo, ou Festival della Canzione Italiana, que chega a ser televisionado todos os anos!
Há ainda o centro histórico da cidade, conhecido como Vecchia, que guarda uma rara arquitetura dos tempos da Belle Époque, com casas que parecem ter parado no tempo. O Cassino de Sanremo é outro ponto de interesse, sobretudo se você gosta de apostar. Em estilo Art Nouveau, foi inaugurado em 1905 e é um projeto de autoria do arquiteto francês Eugène Ferret.
Sanremo é conhecida como a cidade das flores e não é por menos. Uma breve volta pela cidade te faz perceber como urbanismo e natureza conseguem conviver juntos.

Ventimiglia
Para encerrar sua jornada pela Riviera Italiana, nada melhor que Ventimiglia, a última cidade comuna do nosso itinerário. Devido sua proximidade com a Riviera Francesa, a cidade costuma receber diversos visitantes do outro lado, que chegam às terras italianas para comprar os melhores produtos das feiras locais.
Ventimiglia oferece uma série de atrações e opções de lazer para quem visita. Uma delas é, como em quase toda cidade, o seu centro histórico. Além dele, há o Teatro Romano de Albintimilium, antigo nome da cidade, um sítio arqueológico muito bem preservado.
O que mais chama atenção na cidade mesmo são as feiras. A mais popular é a de sexta-feira, onde uma variedade de produtos pode ser encontrado. É conhecido por ser um dos maiores mercados da Itália e lá você encontra uma variedade de produtos: de comida a artigos para casa e vestuário.

Com a cidadania italiana, você conhece a Riviera Italiana no seu tempo
Já pensou em poder desfrutar das vistas de cidades como Gênova e Portofino podem oferecer? Com a cidadania italiana, isso é possível.
Com a cidadania italiana, você consegue conhecer não apenas a Riviera Italiana, como também toda a Itália. Se você tem um sobrenome italiano e é descendente de um, talvez essa seja o passaporte rumo às novas oportunidades.
Quer saber como iniciar seu processo? Fale com um especialista da Pátria Cidadania agora mesmo.