
5 minutos
Janeiro é o mês de férias no Brasil. Mesmo que algumas coisas continuem operando normalmente após as festividades de fim de ano, como natal e ano novo, é comum que muitas pessoas viajem à praia ou para visitar a família, e cidades grandes, como São Paulo, parecem ficar menos caóticas durante o mês.
Na Itália, esse mês é agosto. Mas uma semana em especial merca o ápice das férias de verão italianas, quando comércios, escolas e escritórios fecham e estudantes e trabalhadores do país inteiro fogem à praia para um descanso da rotina diária: a semana do dia 15 de agosto. Mas o que acontece nela?
O Ferragosto na Itália
Agosto na Itália é um mês marcado por muito calor. Céu azul e sol forte são pontos característicos da temporada, que atrai milhares de turistas do mundo inteiro todos os anos ao País da Bota. Seja para visitar as grandiosas arquiteturas romanas ou apenas dar um passeio de vespa ao melhor estilo A Princesa e o Plebeu (1953), é inegável que agosto é um mês de diversão.
Mas não são só os turistas que se divertem. Os italianos saem de férias nesse mês. Escritórios e escolas encerram suas atividades e até o comércio local é temporariamente fechado em algumas cidades e regiões. As praias lotam de estudantes e trabalhadores buscando fugir da rotina e aproveitar os dias ensolarados.
Uma semana em especial é o ponto alto das férias italianas: a semana do dia 15 de agosto. Isso porque na data cai o feriado mais esperado pelos italianos: o Ferragosto. Mas o que seria essa data e como ela surgiu?
Como surgiu o Ferragosto?
O Ferragosto surgiu de um decreto do primeiro imperador de Roma, Caio Otávio, que ficou conhecido como Augusto. O nome Ferragosto deriva do latim, “Feriae Augusti”, que significa literalmente “Repouso de Augusto”. A data tem suas origens na Consuália, um festival antigo em homenagem ao deus Conso, uma das divindades agrícolas.
Originalmente, o Ferragosto chegava a durar o mês inteiro, com o 13º dia do mês sendo dedicado à Diana, deusa da caça e contraparte romana de Ártemis, que simboliza o mesmo na mitologia grega. Era comum que os camponeses desejassem boas coisas aos donos de terra, como forma de receber gorjetas gordas.
Mas não se engane, não eram apenas os trabalhadores que descansavam. Os animais usados no campo também saíam de férias e eram adornados com flores, como forma de agradece-los pelo seu trabalho. Contudo, os cavalos eram usados em corridas, uma das celebrações do Ferragosto.
De festa pagã à celebração religiosa
Hoje em dia, o Ferragosto mantém os traços de suas origens pagãs, mas está mais associado à Assunção de Nossa Senhora, data que marca o dia em que a Virgem Maria, na mitologia católica, é aceita no Reino dos Céus com corpo e alma.

Como os italianos comemoram o Ferragosto?
Do mesmo jeito que os brasileiros comemoram o feriadão ou as férias de janeiro. Como o Ferragosto representa o ápice das férias italianas durante o mês de agosto, quando ainda é verão no hemisfério norte, muitas pessoas optam por viajar ao litoral, a fim de aproveitar as belíssimas praias italianas e o vasto mar.
Almoços familiares também são extremamente comuns, com pessoas visitando parentes que moram longe. Reuniões com churrasco regadas a vinho é apenas uma das formas de se divertir que o povo italiano encontra para celebrar o mais aguardado feriado da Itália, que cai em uma sexta-feira este ano.
Uma outra característica marcante do Ferragosto é que as celebrações começam, na verdade, na noite do dia 14. Quem está na praia sempre aproveita para tomar um bom mergulho, simbolizando pureza e restauração. Quando dá meia-noite, soltam-se os fogos de artifício. Muitos festejam até o raiar do sol.
A cidadania italiana não é apenas um documento
Mas uma prova do seu vínculo sanguíneo com a Itália. Seu sobrenome carrega muita história e também é parte de uma imensa cultura europeia que abrange séculos de tradição que são exercidos não só no País da Bota, mas no mundo inteiro.
Nós da Pátria Cidadania tornamos a nossa missão te ajudar com todo o processo. Cuidamos da burocracia para que você não tenha que enfrentar horas de fila e busca de documentos. Quer saber como dar início à sua jornada rumo à cidadania italiana? Fale agora com um de nossos especialistas.