
4 minutos
A economia europeia vem passando por transformações que surpreendem até os menos otimistas. Mas de tantas mudanças, uma delas chamou atenção: em 2024, o PIB per capita da Itália ultrapassou o do Reino Unido pela primeira vez em mais de duas décadas. Mesmo que isso pareça algo muito técnico, é importante ficar de olho para entender os rumos da economia de ambos os países.
No total, o PIB do Reino Unido ainda supera a Itália
No geral, o PIB do Reino Unido continua maior. Com quase 4 trilhões de dólares em 2024, a economia britânica cresceu 0,1% no último trimestre do ano passado. Ao ano, o crescimento foi de 1,1%, bem maior do que em comparação ao ano de 2023, que foi de apenas 0,1%, marcando o período mais fraco desde 2009.
Em contrapartida, a Itália teve um PIB de pouco mais de 2,3 trilhões de dólares, crescendo 0,7% ao ano. Contudo, o governo italiano esperava alta de 1% na economia do país. O setor que mais contribuiu ao PIB do país da bota foi o de serviços, representando 73,3% do total.

O segredo está no PIB per capita
Se o PIB é a soma dos serviços produzidos por um país, o PIB per capita é a contribuição de cada indivíduo para este objetivo. E pela primeira vez em duas décadas, a Itália ultrapassou o Reino Unido, com quase 60,8 mil dólares contra 60,6 mil, uma diferença percentual de 0,37.
Esse valor se dá utilizando o cálculo do PPP (Paridade do Poder de Compra), que é quando se calcula o PIB per capita ajustando os valores de acordo com o custo de vida e poder de compra local, ao invés de converte-los em dólares, ignorando, assim, as taxas de câmbio oficiais.
O que isso significa?
Para a Itália, esse é um fator positivo, mesmo que para muitos seja apenas um “detalhe”. Significa que a economia está crescendo e o país, se desenvolvendo, podendo seus habitantes usufruírem de uma melhor qualidade de vida. Mesmo que o PIB do Reino Unido, no geral e sem ajustes, continue à frente do país da bota.
Alguns fatores contribuem para esse resultado, sobretudo população e estabilidade. O índice populacional da Itália é menor que o da Inglaterra, o que contribui para um aumento significativo do PIB per capita, mesmo que não haja crescimento expressivo do PIB geral.
Já a estabilidade mostra que, mesmo endividada, a Itália conseguiu preservar o poder de compra de sua população, mesmo em serviços mais caros, em diferentes setores.
Cidadania italiana é com a Pátria
A Itália está entre uma das dez maiores economias do mundo. Se seu sonho é viver ao Mediterrâneo, a Pátria te ajuda a realiza-lo.
Na Itália, um imigrante paga pelos seus estudos. Mas um cidadão do país pode ter acesso a qualquer universidade, de graça. Já pensou em frequentar a Universidade de Milão ou até mesmo a Sapienza, em Roma?
Se você tem sangue italiano em suas veias e sobrenome que deixe isso ainda mais claro, fale com um de nossos especialistas e saiba quais passos vêm a seguir. Nós, da Pátria Cidadania, te deixamos mais perto da Itália.