
5 minutos
Quando os italianos imigraram em massa ao final do século XVI, eles foram aos quatro cantos do mundo atrás de melhores oportunidades de vida após um período de guerras e conflitos que unificou a Itália em uma só nação.
O que eles não imaginavam é que muitos de seus descendentes fariam história, se consolidando como ícones e mestres nos mais variados campos, com sua influência transcendendo gerações e quebrando paradigmas.
A seguir, listamos de descendência italiana. Talvez você já conheça alguns, até mesmo todos eles, mas será que sabia alguns desses fatos bastante curiosos sobre eles?
Madonna
A Rainha do Pop é uma das figuras mais influentes de todos os tempos, tendo ganho diversos prêmios ao longo de uma carreira que já soma mais de 40 anos, e milhões de discos vendidos no mundo todo, consolidando-a como uma das artistas recordistas de venda em álbuns e singles.
Tendo estreado nos anos 80, Madonna conquistou legiões com seu carisma e talento, sobretudo por sua habilidade de se moldar a diferentes gêneros e conceitos, o que a deixou conhecida por sua inigualável capacidade de se reinventar.
Madonna é filha de Silvio Ciccone que, por sua vez, é filho de imigrantes italianos vindos da comuna de Pacentro, na região dos Abruzos. A mãe de Madonna é de descendência franco-canadense.
Lady Gaga
Uma das maiores divas da música pop, Lady Gaga é uma das artistas mais bem sucedidas da contemporaneidade, tendo vendido milhares de discos e conquistado alguns prêmios bem importantes, como o Grammy, o Emmy e o Oscar, o que a deixa apenas a uma letra de distância de atingir o status EGOT, que também contabiliza o Tony, maior prêmio do teatro.
Nascida Stephanie Germanotta (há sobrenome mais italiano?), A intérprete de Abracadabra fez um show gratuito para um público de 2 milhões de pessoas na praia de Copacabana em maio deste ano, tornando-a a artista com maior público de pessoas em um só show.
A artista é filha de Joseph Germanotta, filho de um casal de italianos vindos da Sicília. A cantora sempre falou abertamente sobre sua ancestralidade.
Al Pacino
Um dos maiores atores do cinema estadunidense carrega suas origens no nome, no rosto, no sangue e em seus personagens, que também são italianos de nascença, com forte influência de sua ancestralidade, o que também é um ponto recorrente de alguns filmes no qual atuou, como O Poderoso Chefão.
Al Pacino, nascido Alfredo James Pacino, cresceu no bairro do East Harlem, em Nova York. A região conta com forte influência da cultura latina e também italiana, sendo mais um reflexo da diversidade abrangente de uma das maiores cidades do mundo.
Apesar de ter nascido nos EUA, seu pai é um imigrante vindo da Sicília, enquanto sua mãe é filha de imigrantes sicilianos.

Martin Scorsese
Considerado um dos mais renomados cineastas do cenário norte-americano, o inigualável Scorsese tem fortes raízes italianas que são parte integral de seu trabalho, sempre buscando valorizar a cultura, as tradições mediterrâneas e os laços familiares, com personagens que geralmente enfrentam dilemas relacionados a sua ancestralidade.
Ganhador de um Oscar, Scorsese colaborou diversas vezes com Al Pacino e Robert de Niro, outros dois atores com origens que remontam ao País da Bota. Os pais do diretor são imigrantes sicilianos.
Robert De Niro
O americano já esteve em diversos filmes. Um de seus papéis mais conhecidos é no filme Taxi Driver (1976), que marca a estreia de Scorsese no cinema. Além de De Niro, o longa conta ainda com a atuação marcante de Jodie Foster, o que ajudou a catapultar sua carreira ao estrelato.
A árvore genealógica do ator é rica em diversas nacionalidades. Sua mãe tinha ancestralidade alemã, inglesa, francesa e alemã, enquanto seu pai possuía origem ítalo-escocesa, com suas raízes italianas nascidas de seus avós, imigrantes da comuna de Ferrazzano, na região de Molise.
Francis Ford Coppola
Coppola é um grande diretor e isso já foi provado em diversas de suas obras. Seu trabalho mais icônico é a trilogia O Poderoso Chefão, considerada uma das melhores do cinema moderno. Além da saga sobre uma família mafiosa que se originou na Sicília, o realizador é conhecido por outros trabalhos, como Apocalypse Now (1979).
Nascido em Detroit, no estado do Michigan, Coppola alimentou seus filhos com o amor pela sétima arte, que por conseguinte fizeram o mesmo com seus sucessores. Tanto Sofia, quanto Roman e o falecido Gian-Carlo nutriram uma forte afeição pelo cinema.
O pai de Coppola é ítalo-americano enquanto sua mãe veio da Itália, já envolvido com o meio cinematográfico.
Alok
Um dos DJs mais famosos da atualidade é Alok. Seu nome deve soar bastante familiar para você, considerando sua crescente popularidade, quantidade de hits e o quanto suas batidas e seu set repercutem nas pistas de dança não só do Brasil, mas do mundo, devida sua ascensão internacional.
O nome verdadeiro de Alok é Achkar Peres Petrillo. Seu sobrenome muito italiano não é coincidência: em 2019, o DJ obteve sua cidadania após provar suas raízes, que vêm de San Giovanni a Piro, uma comuna na província de Salermo.
Mariana Ximenes
A atriz brasileira ficou conhecida por diversos papéis em novelas. Da icônica Ana Francisca de Chocolate com Pimenta à Clara, vilã de Passione, novela que tem como palco a região da Toscana. Mas um fato pouco conhecido a seu respeito é sua ancestralidade italiana.
O pai de Ximenes, José Nuzzi Neto, é descendente de italiano. Durante gravações da novela em 2010, ele chegou a comentar, em entrevista, que as raízes familiares vêm da região da Apúlia.
No Brasil, cerca de 30 milhões de pessoas descendem de italianos
E uma delas pode ser você. Quer usufruir dos melhores serviços, podendo morar nas cidades mais pitorescas enquanto tem acesso a diversos direitos garantidos a cidadãos italianos? Inicie já seu processo de cidadania com a gente! Fale agora com um de nossos consultores.