
6 minutos
Quando o calor aperta, nada melhor do que uma sobremesa gelada para refrescar o dia. Mas afinal, gelato e sorvete são a mesma coisa? Apesar de parecerem semelhantes à primeira vista, existem diferenças importantes entre essas duas iguarias, e conhecer essas particularidades pode mudar a forma como você aprecia cada uma delas.
O gelato é muito mais do que uma simples sobremesa italiana: ele representa uma tradição artesanal que atravessa séculos, mesclando arte, ciência e cultura gastronômica. Sua história remonta à Antiguidade, mas foi na Itália do Renascimento que ganhou forma e identidade próprias.

Já o sorvete é uma das sobremesas mais amadas do planeta: refrescante, versátil e presente em quase todas as culturas. Sua história é longa e fascinante, marcada por invenções, adaptações e transformações que o tornaram o doce gelado que conhecemos hoje.
Leia também:
10 doces italianos que você precisa provar
10 doces portugueses que você precisa provar
Origem do gelato
Reza a lenda que o gelato foi criado pelo arquiteto e artista florentino Bernardo Buontalenti, a serviço da corte dos Médici, em Florença. Criando uma sobremesa gelada à base de leite, açúcar e gemas, e aromatizada com frutas e vinho, Buontalenti realmente inovou naquela época, fazendo algo nunca antes visto (e saboreado). Essa mistura, servida durante banquetes aristocráticos, deu origem ao gelato “alla fiorentina”, considerado o antepassado direto do gelato moderno.

Origem do sorvete
Sabemos que a tradição de frutas com gelo e mel eram saboreados em outras eras. E com isso, surgiu o gelato, mas e o sorvete? No século XVII, a arte de fazer sobremesas geladas chegou à França e à Inglaterra, onde o doce se popularizou entre a nobreza. Com o tempo, receitas começaram a incluir creme de leite e sabores variados, aproximando-se do que hoje conhecemos como sorvete cremoso.

Gelato: diferenças do sorvete
O gelato é uma criação tipicamente italiana, feita com menos gordura e menos ar incorporado durante o preparo. Isso faz com que ele tenha uma textura mais densa e cremosa, além de destacar melhor o sabor natural dos ingredientes, como frutas, chocolates e pistache. Outro detalhe: o gelato é servido a uma temperatura ligeiramente mais alta do que o sorvete, o que ajuda a realçar seus aromas e nuances.

Sorvete: diferenças do gelato
Já o sorvete, mais comum em outros países e também no Brasil, leva mais creme de leite e ovos, o que aumenta o teor de gordura. Ele é batido de modo a incorporar mais ar, resultando em uma sobremesa mais leve e aerada. Por ser servido bem gelado, o sabor tende a ser menos intenso, mas igualmente agradável e refrescante.

A cidadania italiana também tem um sabor doce
Já imaginou poder desfrutar de tudo o que há de melhor na Itália? Com a cidadania italiana isso é possível!
Se você tem um sobrenome italiano e é descendente de alguém que nasceu na Itália, saiba que um mundo de novas oportunidades pode estar a sua espera.
Quer saber como iniciar seu processo? Agende uma consulta com um especialista da Pátria Cidadania ou fale com a Pat, nossa assistente virtual.



