
22 minutos
As contribuições da Itália ao mundo são infinitas. Da arte à arquitetura, o país da bota é famoso por suas construções impressionantes, como a torta Torre de Pisa e o Coliseu, que serviu como campo de batalha durante o Império Romano. Não podemos nos esquecer também da renascença, movimento artístico e literário com forte influência no mundo todo.
Mas para além do românico e do barroco, a Itália influenciou e cativou corações ao redor do mundo com um outro aspecto de sua cultura: a culinária. A massa italiana é consumida no mundo inteiro. Seja a lasanha ou a macarronada, é quase impossível não se apaixonar pelo sabor e pela textura vindos de uma das melhores gastronomias do mundo.
O campeão de todas as massas
De todos os pratos concebidos por italianos ao longo da história um se destaca em especial: a pizza. Uma roda achatada feita com massa, acompanhada de diversas opções de cobertura e assada em fogo alto, essa iguaria é querida nos quatro cantos do planeta, principalmente aqui no Brasil, onde só em São Paulo são mais de 4 mil restaurantes dedicados ao seu preparo.
O surgimento da pizza
A história sobre como a pizza foi concebida é sinuosa. Não se sabe exatamente onde surgiu, apesar de se saber que é uma forma evoluída do pão e de que povos antigos já tinham cultivado o hábito de comer massas achatadas com recheios por cima.
Contudo, a pizza como a conhecemos hoje, com queijo e molho de tomate fermentado, é comumente creditado à Nápoles, na região da Campana. A pizza napolitana se popularizou mundialmente, ganhando diferentes versões, como aqui no Brasil, onde a cobertura pode ser de chocolate, por exemplo.

A tradição napolitana e a popularização da pizza com a imigração
A pizza napolitana é a versão tradicional do alimento, sendo vendido em todo o mundo. Mas como essa iguaria conseguiu sair da Itália e se popularizar no mundo inteiro? A resposta é a imigração italiana no final do século XIX e começo do XX. A pizzaria Lombardi’s, fundada em 1905, é considerada a primeira dos Estados Unidos.
Outro fator que ajudou a acelerar a popularização da pizza foram os soldados norte-americanos que batalharam na Segunda Guerra Mundial. Durante e após o conflito, os militares criaram gosto pelo prato.
E no Brasil?
Em terras tupiniquins, a pizza se espalhou da mesma maneira, graças ao fluxo de imigrantes italianos que chegaram aqui, sobretudo no bairro do Brás, em São Paulo, que até hoje carrega uma forte influência da cultura mediterrânea.
A primeira pizzaria foi fundada pelo pizzaiolo Carmino Corvino. Em 1910 surgia a Cantina Santa Genoveva que, apesar de não estar mais em operação, ajudou a disseminar a receita em todo o país, fazendo o Brasil se apaixonar pelo prato e consolidando São Paulo como a capital da pizza em território nacional.
10 de julho, o Dia da Pizza
Esta data não serve apenas para comemorar o prato, comer ou aprender novas formas de preparo. O Dia da Pizza também é um lembrete sobre a influência italiana em nossa cultura e o quão enraizada ela está aqui.
Os imigrantes que aqui chegaram há mais de 100 anos vinham com sonhos e um mundo de possibilidades a sua frente. Seus descendentes, hoje, lutam para ter sua cidadania reconhecida e seu direito de morarem e trabalharem no país de seus antepassados.
A Pátria Cidadania assume o compromisso há oito anos de auxiliar esses descendentes a realizarem seus sonhos, desde a realização do projeto de pesquisa genealógica à documentação, protocolação e emissão de passaporte. Não perca seu tempo, consulte um de nossos especialistas e dê início agora mesmo ao seu processo de cidadania.