
8 minutos
Capital e polo econômico da Alemanha, Berlim é uma cidade vibrante, com um vasto leque cultural, milhares de oportunidades e vida urbana agitada. Um verdadeiro hub cultural e histórico, Berlim te convida a explorá-la e conhecê-la melhor — um convite irrecusável.

Portão de Brandemburgo
Um enorme portão erigido no século XVII, o Portão de Brandemburgo (Brandemburg Tor, em alemão) era a porta de entrada para a cidade de Berlim. Foi inaugurado em 1791 ao lado da Parisier Platz e é um dos maiores símbolos da capital alemã, simbolizando o triunfo da paz sobre as armas.

Leia também:
Oktoberfest: origem, tradição e impacto econômico do maior festival cervejeiro do mundo
As maiores festas populares da Alemanha: tradição, cultura e muita celebração
Seis atrações imperdíveis para aproveitar o inverno europeu
Reichstag
Projetado pelo arquiteto alemão Paul Wallot e inaugurado em 1894, o Reichstag ou Palácio de Reichstag é a sede do parlamento alemão (Bundesteg). Localizado no distrito de Tiergarten, a construção foi palco de acontecimentos históricos, desde a proclamação da república pelo líder do Partido Social-Democrata, Philipp Schneideman, ao incêndio misterioso provocado durante o governo de Adolf Hitler.

Memorial do Holocausto
Ou Memorial aos Judeus Mortos da Europa, é um monumento localizado a uma quadra de distância ao sul do Portão de Brandemburgo. Projeto idealizado pelo arquiteto americano Peter Eisenmann, o Memorial do Holocausto reúne mais de 2 mil blocos de concreto, de diferentes tamanhos, e convida à reflexão sobre os seis milhões de mortos durante o regime nazista, sobretudo judeus.

Alexanderplatz
Uma praça que reúne alguns dos pontos mais icônicos da capital alemã, a Alexanderplatz é um importante hub sócio-cultural de Berlim. É nela que se localiza a famosa Torre de TV (Fernsehturm), um dos cartões postais da cidade, o Relógio Mundial (Weltzeituhr) e a Galeria Kaufhof, hoje chamada de Galeria Berlin Alexanderplatz.

Parque Tiergarten
Com 2 km de extensão e 210 hectares, o Tiergarten é o segundo maior parque de Berlim. Considerado o pulmão da cidade, o parque vai da Potsdamer Platz ao Portão de Brandemburgo. Sendo dividido em cinco partes por vias, ruas e alamedas, o Tiergarten é perfeito para uma caminhada, a prática de esportes ou apenas para relaxar.

East Side Gallery
A maior galeria de arte a céu aberto do mundo, a East Side Gallery tem 1,3 km de extensão e é composta de muros grafitados por artistas dos quatro cantos do planeta. É também o trecho mais bem conservado do Muro de Berlim. Derrubado em novembro de 1989, marcava o fim da divisão do país entre Alemanha Ocidental e Oriental e o enfraquecimento do socialismo na Europa.

Checkpoint Charlie
Um posto militar na fronteira entre a Alemanha Ocidental e Oriental, o Checkpoint Charlie foi construído pelo lado ocidental como ponto de controle de entrada e saída. O marco histórico hoje é apenas uma lembrança de outros tempos, como quando tanques americanos e soviéticos se encararam, gerando tensão e medo da escalada de uma nova guerra.
O Checkpoint Charlie já foi palco de obras de ficção, a mais famosa delas sendo Octopussy, de 1983, sexto filme da franquia James Bond.

Sua cidadania europeia está esperando por você
Um sobrenome pode ser a chave que abre a porta para um mundo de novas oportunidades.
Se você tem sobrenome português ou italiano, talvez tenha o direito de ser reconhecido como cidadão de um desses dois países e nem soubesse disso.
Com esse reconhecimento, você também pode se tornar cidadão europeu, podendo circular livremente por qualquer lugar do Espaço Schengen.
Quer saber como iniciar seu processo? É só agendar uma consulta com um de nossos especialistas ou converse com a Pat, nossa assistente virtual.



