
Você com certeza já ouviu falar no St. Patrick’s Day, afinal de contas, quem não assiste séries e filmes norte-americanos? A influência estadunidense no nosso cotidiano é tamanha que é praticamente impossível nunca ter escutado sobre a maior celebração irlandesa do mundo!
A festa de São Patrício, como a conhecemos hoje, é um esforço dos imigrantes irlandeses. As vestes verdes e os trevos de três folhas não apenas homenageiam o patrono da Irlanda, como também simbolizam um forte orgulho irlandês.
Já no século XVIII existiam desfiles e grandes festas dedicados ao santo nos Estados Unidos. Em Boston, a tradição começou em 1737, seguido por Nova York, que deu início às festividades em 1762, mais de 20 anos depois. Já na Irlanda, terra do santo, seu dia só começou a ser comemorado com marchas no começo do século XX.
Mas isso não significa que o St. Patrick’s Day não fosse celebrado antes na Irlanda. Sendo um feriado oficial no calendário irlandês, a data era comemorada de maneira mais solene, sendo uma celebração católica em homenagem ao padroeiro da Irlanda.
Quem foi São Patrício?
São Patrício, nascido Maewyn Succat, foi o grande evangelizador do país. Tendo nascido na Escócia, foi sequestrado e vendido como escravo para a Irlanda quando era ainda um adolescente. Após sonhar com sua fuga, conseguiu fugir e voltaria anos depois à Irlanda como missionário.
Os esforços de São Patrício não foram em vão: foi ele que conseguiu converter a grande maioria pagã da Irlanda ao catolicismo. Em vida, teria praticado alguns milagres. Diz a lenda que durante um jejum, o santo teria sido atacado por cobras, que ele atrairia até o mar, matando-as afogadas. A Irlanda é um dos poucos países onde esses bichos não podem ser encontrados.
Como é o St. Patrick’s Day atualmente?
O legado de São Patrício é tanto que as festividades em sua homenagem duram até hoje. Por influência dos imigrantes irlandeses nos EUA, a celebração escalou à nível global, sendo um feriado irlandês conhecido no mundo todo. No Brasil, não se tem o costume de celebrá-lo.
Roupas verdes, trevos, cantigas e muita cerveja... também verde! O dia de São Patrício conta com desfiles em muitas cidades americanas e também na Irlanda, sobretudo na capital, Dublin, onde a agitação é garantida. As ruas se enchem com foliões que chegam não apenas de outros cantos do país para se divertir, mas imigrantes também.
O desfile que acontece em Nova York é considerado um dos maiores do mundo. Com cerca de 150 mil pessoas desfilando, o evento atrai mais de 2 milhões de pessoas todos os anos, em uma marcha que preenche a Quinta Avenida com as cores e tradições irlandesas.
Sua cidadania europeia te abre um mar de novas oportunidades
Hoje no Brasil estima-se que mais de 40 milhões de pessoas são descendentes de italianos. Isso não só lhes confere o direito de morar e trabalhar legalmente na Itália, como também em qualquer país da União Europeia, incluindo a Irlanda. Quer saber como dar abertura ao seu processo? Fale com um de nossos especialistas e faça a consulta genealógica.