
7 minutos
Mesmo que hoje já não tenham mais o mesmo impacto, as novelas brasileiras costumavam ser uma das maiores commodities do entretenimento nacional. Com altos índices de audiência e unido milhares de famílias em frente às telinhas, essas obras já representaram grande avanço social na retratação de diversos temas.
A cultura, diáspora e imigração italiana não ficaram de fora, sendo temas que foram frequentemente abordados em diversas novelas. Hoje, trazemos algumas delas pra você, confira.

Terra Nostra (1999)
Talvez uma das mais conhecidas entre todas as citadas, Terra Nostra foi uma verdadeira febre. A trama tem como protagonistas o casal Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda), que se apaixonam durante uma viagem de navio rumo ao Brasil. Fugindo da miséria da Itália no final do século XIX, os dois acabam se separando, mas será que o destino os reunirá?
Leia também:
Atores e atrizes italianos que marcaram o cinema mundial
Terra Nostra: quando a imigração italiana vira obra de ficção

Os Imigrantes (1981)
Produzida e exibida pela Band, anteriormente conhecida como TV Bandeirantes, Os Imigrantes contava com um elenco de peso que incluía Yoná Magalhães e Othon Bastos. A trama aborda não apenas a imigração italiana em massa, mas a saída de outros povos de suas terras e as políticas sociais por trás disso.

Esperança (2002)
De autoria de Benedito Ruy Barbosa, o plano inicial do autor era de que a novela se chamasse Terra Nostra 2, servindo como uma sequência para a bem sucedida trama das oito. A história se passaria durante a Segunda Guerra Mundial, porém Ruy Barbosa mudou de planos após a estreia da minissérie Aquarela do Brasil, que vinha com a mesma premissa.
Dessa forma, o contexto histórico do enredo mudou: agora, a novela se passa durante a Quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, e tem como ponto central da trama o triângulo amoroso entre Toni (Reynaldo Gianecchini), Maria (Priscila Fantin) e Camille (Ana Paula Arósio). A novela teve até cena gravada em Civita di Bagnoregio, que fica a 100 km de Roma.

Passione (2010)
Outra produção da TV Globo, a trama de Passione se passa entre a cidade de São Paulo, aqui no Brasil, e a região da Toscana, na Itália. A história gira em torno de Bete Gouveia (Fernanda Montenegro), poderosa empresária e CEO de uma metalúrgica que descobre ter um filho vivo na Itália, Totó (Tony Ramos), um humilde fazendeiro. Ele acaba se apaixonando por Clara (Mariana Ximenes), uma mulher fria e ambiciosa que fará de tudo para ficar com a fortuna que ele está prestes a herdar.

O Rei do Gado (1996)
Uma das novelas de maior sucesso da televisão brasileira, O Rei do Gado marcou uma geração de noveleiros e também de ítalo-descendentes. A trama, que parece uma releitura do clássico Romeu e Julieta, de William Shakespeare, aborda a rivalidade de longa data entre os Mezenga e Berdinazzi, ganhando um novo capítulo quando Luana (Patrícia Pillar) se apaixona por Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) sem saber de sua origem.

A Ponte dos Suspiros (1969)
A mais antiga dentre as mencionadas, A Ponte dos Suspiros se passa na Veneza dos anos 1500, durante o período da Santa Inquisição. Protagonizada por Carlos Alberto como Rolando Candiano, doge de Veneza, e Yoná Magalhães no papel de Leonor Dandolo, seu interesse amoroso. Na história, Rolando é traído no dia de seu casamento por seu melhor amigo, o capitão Altieri (Jardel Filho), que o acusa de traição à pátria. Altieri é apaixonado por Leonor e fará de tudo para tê-la.
Apesar de ser ambientada em Veneza, foram poucas as cenas gravadas na Itália. Muitas delas foram filmadas no Projac, estúdio da TV Globo situado no bairro Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

Sua jornada rumo à cidadania italiana começa aqui
Hoje no Brasil estima-se que mais de 40 milhões de pessoas sejam descendentes de italianos. Isso lhes confere um mar de novas oportunidades. Com a cidadania italiana, você pode morar em qualquer lugar da União Europeia, trabalhando e estudando legalmente. Além disso, é possível entrar em mais de 190 países sem necessidade de visto.
Nós da Pátria Cidadania cuidamos de toda a burocracia. Nosso processo abrange a pesquisa genealógica, documentação, protocolamento do pedido de reconhecimento na Itália e a solicitação do passaporte. Através da via jurídica, vamos até a última instância para que seu direito seja respeitado.
Fale agora mesmo com um de nossos consultores e inicie sua jornada rumo à cidadania italiana.



