
12 minutos
Que a Itália é um país recheado de grandes belezas, isso é inegável. De Roma à Cinque Terre, o país da bota é o destino perfeito para quem busca mergulhar tanto no mar mediterrâneo, quanto na história, cultura, culinária e tradição italiana, adorados no mundo inteiro.

Um desses lugares de beleza indescritível é a Costa Amalfitana. Situada na região da Campânia, ao sul do país, o destino é um dos mais invejados e procurados por quem vai viajar para a Itália. Seja pela beleza do Mar Tirreno, que o banha, pelas ruas com lojas e casas vibrantes que atraem os olhares e as lentes das câmeras de diversos fotógrafos.
Leia também:
Cinque Terre: o que fazer no litoral italiano
O que fazer em Mônaco? Desvende o mais importante destino da Côte D'Azur

Afinal de contas, o que é a Costa Amalfitana?
Antes de ir para lá, é preciso entender sua geografia. A Costa Amalfitana é composta por cidades que percorrem 50 km do litoral da Campânia, região ao sul da Itália. As principais comunes que a compõem são Positano, Amalfi, Ravello, Maiori e Cetara.
O indicado é que turistas ou viajantes que queiram conhecer o melhor que a Costa Amalfitana tem a oferecer, passem ao menos um dia em cada uma das principais cidades do destino. Não existe roteiro melhor do que se aprofundar em cada uma dessas charmosas cidades e descobrir o que elas têm a oferecer.

Salerno
Salerno talvez seja o destino menos visitado da Costa Amalfitana. Isso porque todo mundo corre para conhecer Positano e Amalfi, indiscutivelmente as cidades mais lindas não só do litoral sul, mas de toda a Itália. Ainda sim, Salerno possui sua própria beleza e vantagens em relação às outras.
Para começar, como em todo destino, talvez o ponto mais interessante a se conhecer em Salerno seja seu centro histórico. Depois, uma caminhada pelo calçadão à beira-mar é uma ótima pedida para relaxar e apenas sentir a atmosfera da cidade. No verão, sobretudo, andar observando o mar é tudo de bom.
Outro lugar para se conhecer em Salerno, ou no caso, a 50 km da cidade, é Paestum. Traduzida como “Pesto” (sim, o nome do molho), essas ruínas um dia foram uma antiga e vibrante cidade. Aliás, se tem uma coisa que você vai encontrar em demasia na Itália são sítios arqueológicos.

Positano
Positano é bellissima e é por isso que é um dos destinos mais procurados não apenas da Costa Amalfitana, mas também da Itália.
O que mais chama atenção em Positano são seus limões. O cultivo é uma prática fortemente enraizada na cultura e economia regional. É possível até fazer um tour por fazendas de limão locais, onde se pode degustar o indistinguível limoncello de Positano, uma verdadeira iguaria local.
O centro histórico de Positano é imprescindível para quem quer curtir as férias na Costa Amalfitana e mergulhar na cultura local. Com casinhas coloridas e lojas vibrantes, tire um tempo para ir também às lojas de lembrancinhas e compre algo para não esquecer dessa maravilha italiana.
A Igreja de Santa Maria Assunta também é ideal para quem planeja a Costa Amalfitana. O que mais chama a atenção aqui é a cúpula desta construção religiosa, coberta por azulejos coloridos, que dão vida a este monumento e deixam Positano ainda mais bela do que já é.

Amalfi
A cidade que batiza a costa é também uma das mais lindas, Amalfi é simplesmente irresistível e é compreensível o por quê de estar tão cheia na alta temporada. Milhares de turistas de diversos lugares do mundo encontram aqui a paz e o sossego necessários para curtir as férias.
Mas Amalfi não é apenas bonita, como importante também. Na história italiana, bem antes da unificação do país, Amalfi era uma das quatro grandes Repúblicas Marítimas do mediterrâneo e, contra Gênova e Pisa, disputava controle do Mar Tirreno: hoje, onde se localiza a Costa Amalfitana.
Entretanto, não vamos dissecar tanto a looooooonga história da Itália e sim, falaremos sobre o que é possível fazer em Amalfi e acredite: a lista de opções é variada.
Na praça da cidade, é possível avistar a Cattedrale di Sant’Andrea, reconstruída em estilo árabe após um desmoronamento que a deixou irreconhecível. Além do Duomo di Amalfi, como também é conhecida, é regra visitar o Museu do Papel de Amalfi, que com certeza vai te impressionar.
Aproveite e tire um tempo para se perder nas ruas e becos da cidade, fotografando tudo o que vê e entrando nas lojinhas para conhecer melhor os produtos e serviços locais.

Ravello
Uma cidade medieval colorida na costa, Ravello parece uma verdadeira viagem no tempo. Com suas casas patrícias e ruas medievais, a cidade parece mágica por sua rica história e forte tradição, que impressiona quem passa por lá.
E as paisagens, então? Ravello é uma das cidades mais subestimadas da Costa Amalfitana. Uma jóia rara local, a comune oferece uma gama de atrações a serem oferecidas, começando por suas ruas históricas e muito preservadas, que abrigam diversas lojas.
Mas com certeza o que mais deve despertar interesse para aqueles visitando Ravello é o Auditório Oscar Niemeyer, projetado pelo lendário arquiteto brasileiro. A atmosfera do lugar é bem diferente não apenas do restante de Ravello, mas da Costa Amalfitana também.

Sorrento
Não existe lugar na Costa Amalfitana que não chame atenção e que não nos faça enloquecer de tanta beleza. Sorrento é um deles. A cidade, que fica a 52 km de distância de Nápoles, capital da Campânia, é um verdadeiro colírio aos olhos.
A Piazza Tasso, praça matriz da cidade, é o primeiro lugar que deve ser visitado aqui. Adornada com uma estátua de Santo Antônio Abade, padroeira da cidade. A praça é ligada à Corso Italia, a principal rua de Sorrento, onde se encontra uma grande variedade de lojas e, principalmente, gelaterias.
A Catedral de Sorrento é outro ponto interessante para se visitar enquanto na cidade. Além dela, o museu local é outra atração imperdível.

Maiori
Apesar de não ser tão popular e frequentada quanto as outras cidades, Maiori mantém os preços caríssimos de Positano e Amalfi, sobretudo na praia. Para entrar, precisa pagar 50€. Para tomar uma ducha, são 0,50€ sempre que você quiser se molhar. Pois é.
Mas apesar disso, Maiori continua sendo um ótimo destino para quem quer aproveitar a Costa Amalfitana sem ter que lidar com o grande fluxo de turistas encontrados em cidades como Positano e Amalfi, as mais visitadas do litoral da Campânia.
Além disso, Maiori conta com pontos históricos interessantíssimos só esperando para serem visitados. Um deles é o Palazzo Mezzacapo, que servia como residência dos marqueses de Mezzacapo e hoje abriga a biblioteca municipal.

Cetara
Cetara é um dos destinos menos visitados da Costa Amalfitana, mas não deixa de ser imperdível. Uma vila de pescadores aconchegante, a comune conta com apenas 2 mil habitantes e é uma ótima alternativa para quem quer conhecer o litoral do Mar Tirreno sem pesar no bolso.
Talvez o que mais chame atenção em Cetara não seja um lugar em si, mas uma iguaria encontrada à venda em quase todos os estabelecimentos locais: a colatura di alici, ou coedura de anchovas. Trata-se de um óleo feito do peixe, cuja receita é passada de geração em geração.
Além da colatura di alici, a cidade conta com seus próprios locais a serem desbravados pelos turistas, naturalmente. A rua principal, onde se localiza a maioria das lojinhas, é o grande destaque aqui, mas a Torre de Cetara também não passa despercebida.

Outros pontos de interesse
A viagem pela Costa Amalfitana não começa e acaba somente nestas cidades. Nápoles, capital da Campânia, é um destino imperdível não apenas para quem vai visitar o litoral sul da Itália, como também para todos que queiram conhecer a Itália e suas diversas cidades e capitais regionais. A cidade respira e vive arte, mesmo que não seja tão luxuosa quanto outras, como Veneza e Milão.
Outro lugar que fica próximo à Costa Amalfitana e que não deve passar despercebido é a Ilha de Capri. Situada a 19 km de Sorrento e a 22 km de Positano, a ilha não faz parte do grupo de cidades que constituem a costa, mas é um destino muito procurado por turistas, que queiram conhecer as cidades de Capri e Anacapri, e Marina Grande, principal porto local.

Conheça a Costa Amalfitana com a cidadania italiana
Você é descendente de italiano e possui um sobrenome como Rossi, Viotto e Di Marco? Pois saiba que talvez essa a chave que abre um mundo de novas oportunidades.
Com a cidadania italiana, um direito dos descendentes de italianos, você pode conhecer a Itália no tempo que quiser. Ainda melhor: pode morar legalmente no país.
E não para por aí: com a cidadania italiana, você também pode circular livremente por qualquer país da União Europeia, e ainda tem acesso a um passaporte que te garante entrada em mais de 190 países sem visto, incluindo os Estados Unidos.
Está esperando o quê? Fale agora com um especialista da Pátria Cidadania e saiba quais os próximos passos. Ou fale com a Pat, nossa assistente virtual.