
6 minutos
O Consulado Geral da Itália em São Paulo deu um passo importante nos serviços consulares para a comunidade ítalo-brasileira ao iniciar a emissão da Carta d'Identità Elettronica (CIE), que é a carteira de identidade eletrônica oficial dos cidadãos italianos.
Essa novidade marca um avanço significativo na oferta de serviços consulares no Brasil e está sendo acompanhada de perto por quem possui cidadania italiana registrada no AIRE ou pretende acessar serviços públicos italianos de forma digital.

O que é a CIE e por que ela é importante?
A Carta di Identità Elettronica (CIE) é o documento oficial de identidade dos cidadãos italianos, emitido pelo Ministério do Interior da Itália e produzido pela Poligrafico e Zecca dello Stato. Ela funciona como documento de identificação válido na Itália para fins administrativos e chave de acesso a alguns serviços digitais da administração pública.
Fase experimental de emissão no Consulado de São Paulo
A emissão da CIE em São Paulo começou em fase experimental a partir de janeiro de 2026. Neste primeiro momento, o atendimento é feito mediante agendamento prévio dentro de um número limitado de vagas. Dessa forma, o consulado recomenda que apenas solicite o documento quem realmente precisa dele, a fim de evitar uma sobrecarga do sistema.
Além disso, a testagem da CIE está sendo realizada apenas com a equipe interna do Consulado de SP neste primeiro momento, a fim de garantir maior tranquilidade e segurança no atendimento.
Leia também:
Nova medida do governo italiano facilita imigração de ítalo-descendentes. Entenda

Por que a CIE está sendo implementada assim?
O consulado tem buscado melhorar os serviços consulares de forma gradual e segura, priorizando a capacidade operacional e evitando impactos no atendimento de outros serviços importantes, como a emissão de passaportes.
Benefícios da CIE para cidadãos italianos no Brasil
A emissão da identidade eletrônica italiana no Brasil traz vantagens significativas, como facilidade no acesso a serviços públicos italianos online, além de oferecer um documento moderno e seguro para identificação e aproximar processos administrativos na Itália de quem reside fora do país.
Apesar disso, o consulado reforça que, devido à capacidade limitada nesta fase inicial, a prioridade será para quem realmente precisa do documento por motivos específicos ligados à residência, trabalho ou serviços públicos italianos.

O que esperar nos próximos meses?
Com o início da emissão experimental da CIE em São Paulo, espera-se que o serviço seja expandido gradualmente conforme demanda e capacidade operacional dos demais consulados e que, com a divulgação de mais orientações sobre o agendamento e a documentação necessária, que a comunidade ítalo-brasileira tenha em mãos um documento moderno e funcional.



